10 grandes invenções da humanidade

1

As invenções que mudaram a história da humanidade são aquelas que interferiram tanto na vida das pessoas, que acabaram causando grande impacto nos meios sociais, culturais e até mesmo econômicos.

Com o tempo, essas invenções foram aperfeiçoadas pelo homem, sempre buscando mais conforto e bem-estar.

Confira 10 invenções humanas que transformaram o rumo da humanidade:

1 – Roda

roda

A criação da roda certamente foi um dos maiores avanços na vida humana. Com a roda, tornou-se possível fazer o transporte de cargas mais facilmente.

Segundo estudos, a roda foi uma invenção de mais de 7.500 anos, sendo um marco na evolução humana e de grande utilidade até os dias atuais.

2 – Ferramentas

ferramentas-primitivas

Outra invenção da pré-história (Período Paleolítico), foram as primeiras ferramentas. Elas permitiram que o homem evoluísse e passasse a intervir na transformação do mundo ao seu redor, facilitando a caça e a construção de abrigos.

Basicamente, essas ferramentas eram feitas com pedras afiadas e madeiras.

3 – Prensa

prensa-gutenberg

Criada em 1455 pelo alemão Johannes Gutternberg, a prensa fez com que o conhecimento e a informação, antes limitado aos burgueses, chegassem para a população.

Isso foi possível a partir da prensa móvel, uma máquina onde letras móveis feitas em cobres eram colocadas em uma base de chumbo, onde se colocava tinta que as gravava no papel.

Este conceito se mostrou bastante eficaz, e mais tarde foi aprimorado para a impressão de livros, jornais e revistas, sendo um processo utilizado até hoje.

4 – Lâmpada elétrica

lampada-eletrica-incandescente

Em 1879, após diversas tentativas frustradas, Thomas Edison fez com que uma lâmpada incandescente elétrica, construída por si próprio, funcionasse por 48 horas seguidas.

Veja também:   Por que os ouvidos doem em viagens de avião - e como amenizar isso

Nos dias atuais, em especial nas cidades, é difícil imaginar como seria a vida sem essa invenção.

5 – Telefone

telefone

Em 1876, Alexander Graham Bell, apresentou as bases do funcionamento do que viria a ser os aparelhos de telefone que temos em nossas casas.

Graham Bell não só definiu os padrões da área, como foi o primeiro a produzir o dispositivo em larga escala.

Em 1887, nos Estados Unidos, foi fundada a Bell Telephone Company.

6 – Comunicação sem fio

comunicacao-sei-fio

Responsável pelo nosso wi-fi de hoje em dia e por permitir o surgimento de dispositivos portáteis, a tecnologia sem fio foi criada em 1891.

O invento surgiu a partir de experimentos do sérvio Nikolla Tesla, e possibilitou que décadas mais tarde surgissem invenções como celulares, notebooks, video games portáteis, entre outros.

Trabalhando nos EUA em 1894, Tesla conseguiu realizar uma transmissão sem fios, e a partir daí passou a ser considerado um dos maiores engenheiros eletrotécnicos da história.

7 – Vidro

vidro

Tendo sua descoberta durante a Era de Bronze, o vidro possui grandes utilidades em nosso cotidiano.

A verdadeira origem do vidro foi atribuída aos egípcios, que o descobriram aquecendo uma mistura de areia de sílica, areia, sal e soda cáustica aquecida a 1700°C.

Por volta de 1000 a.c começaram a ser moldados pequenos recipientes do material. Para isso, eram usadas formas de barro.

8 – Bússola magnética

bussola-magnetica

A criação da bússola foi atribuída aos chineses a partir de estudos sobre as propriedades magnéticas de alguns metais.

A bússola possibilitou que navegadores dos séculos XVI e XVII expandissem seus domínios em colonizações, tal qual aconteceu com o descobrimento das Américas, por exemplo.

Veja também:   John Wayne Gacy: a história do palhaço que inspirou Pennywise, de It: A Coisa

9 – Pólvora

polvora

A criação da pólvora é uma invenção atribuída aos alquimistas chineses.

Usada em munições de armas de fogo e explosivos, esta foi uma das invenções mais importantes e também que mais causaram mortes na história da humanidade.

10 – Internet

internet

A internet surgiu a partir de pesquisas militares no final da década de 1960.

Ela foi criada para o compartilhamento e a descentralização de informações dos Estados Unidos, que temiam um ataque Russo em suas bases militares.

Dessa forma, se a Rússia destruísse as bases militares americanas, as informações armazenadas poderiam ainda ser acessadas de outras localidades.

Discussion1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com