Há diversas mentiras perpetuadas pelo senso comum. Há quem acredite, por exemplo, que pasta de dente é boa para tratar queimaduras na pele.
Na verdade, pasta de dente pode até infeccionar o local que sofreu a queimadura. O ideal é lavar com água corrente.
Foram compiladas, abaixo, outras mentiras que muitas pessoas acreditam:
1) Dedos enrugam porque absorvem água
Sabe quando você entra em uma piscina, ou até mesmo quando demora no banho, e seus dedos ficam enrugados? Nada tem a ver com a absorção de água.
O motivo do enrugamento é atribuído à evolução humana. Os dedos ficam dessa forma para aumentar a aderência em superfícies molhadas. Por exemplo: para que você pegue um objeto com a mão molhada, como o vidro de um shampoo ou um copo, é melhor que os dedos estejam enrugados.
2) Usamos apenas 10% do nosso cérebro
A ideia de que usamos apenas 10% do nosso cérebro é animadora, certo? Significa que podemos ser ainda mais inteligentes ou até mesmo ter superpoderes.
No entanto, é uma das mentiras mais tradicionais no campo da ciência. Usamos mais que 10% do nosso cérebro no nosso dia-a-dia e até mesmo quando estamos dormindo.
3) A Muralha da China é a única obra do homem que pode ser vista do espaço
Aposto que você já ouviu falar que a grande Muralha de China, que tem incríveis 8.850 quilômetros de extensão, pode ser facilmente vista do espaço. Simples, certo?
Seria uma pena se fosse mentira. Mas é. Não dá para ver a Muralha da China do espaço a olho nu. Só seria possível com equipamentos específicos, mas com eles, também daria para ver outros monumentos.
4) Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar
Essa virou ditado popular. Caso um raio já tenha caído perto de você, preocupe-se: ele pode, sim, cair novamente no mesmo local a qualquer momento.
Desde pequenos, aprendemos que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. O motivo? As chances de um raio cair perto de você já não são tão altas. Duas vezes, então, é quase inimaginável. Mas é possível: o arranha-céu Empire State, em Nova York, recebe mais de 100 raios por ano.
5) Os morcegos são cegos
“Você está cego igual a um morcego!” Essa expressão é bem comum. No entanto, esses animais não são desprovidos de visão.
A diferença é que morcegos não usam a visão para caçar, como outros animais. O recurso utilizado por eles é a ecolocalização, tanto para caça quanto para voo durante a noite.