Duna: se o planeta Arrakis existisse, ele seria realmente habitável?

0

Em Duna, obra de ficção que acabou de ser readaptada para o cinema, um dos cenários mais importantes é um planeta desértico chamado Arrakis.

Esse mundo é marcado pela grande quantidade de deserto de areia e um calor impressionante, mas mesmo assim, é habitado por humanos, mas como seria se ele existisse de verdade?

Foi isso que um grupo de cientistas das universidades de Bristol e Sheffield, no Reino Unido pensou quando fez um modelo do planeta baseado nas informações fornecidas pelo autor do livro, Frank Herbert.

Em Duna, o autor fornece detalhes o suficiente para que um modelo digital seja criado, e ele pode ser acessado através deste link.

Os cientistas se impressionaram quando calcularam os dados através de um supercomputador e perceberam que, utilizando as mesmas leis da física que influenciam o clima da Terra, o planeta de Duna era bem plausível.

Não há grandes discrepâncias em termos de realismo pelas informações obtidas, o que mostra que é bem possível que Arrakis exista em algum lugar do universo.

Pelos modelos, foi mostrado que a temperatura do verão em Arrakis pode chegar a 70 graus na região do equador e nos polos, devido a uma concentração maior de umidade.

Nos trópicos, é possível chegar a 45 graus, com noites não mais frias do que 15 graus. Já no inverno, as temperaturas poderiam chegar aos 75 graus negativos em algumas regiões.

E isso é habitável?

É habitável, embora inóspito, dizem os cientistas. Acontece que o Arrakis do mundo real teria algumas poucas diferenças em relação ao Arrakis de Duna, principalmente em relação aos polos.

Nos livros, é descrito que a região polar tem neve permanente, mas segundo os cálculos, essa neve derreteria nos verões, voltando a se formar durante os invernos, sucessivamente.

A região tropical do planeta é mais densamente habitável e também uma das mais perigosas, com temperaturas médias variando entre 50 e 60 graus.

Com a tecnologia dos trajes que recolhem a umidade do corpo, seria até possível pensar em algo assim. Além disso, a versão de Arrakis também teria um pouco mais de chuva do que a de Duna, o que ainda assim é muito pouco.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com