Calcio fiorentino: conheça o futebol mais brutal de todos

0

Há quem ache esportes como o futebol americano ou o rugby violentos demais, mas nada disso se compara ao chamado calcio fiorentino.

Conhecido também como calcio storico, esse tipo de futebol é jogado em Florença, na Itália, remontando suas origens até o século XVI. Até hoje, os jogos são cercados de tradições, bairrismo e muita, mas muita pancadaria durante as partidas.

Os times, com 27 jogadores de cada lado, se vestem com calças listradas e bufantes, que são basicamente o uniforme. A camisa pouco importa: no fim da partida, de 50 minutos, sem intervalo, todo mundo está coberto de areia, suor e sangue.

As regras são simples, mas ao mesmo tempo são difíceis de se explicar, e é o tipo de coisa que parece variar de acordo com os juízes.

Basicamente, é preciso levar a bola até o gol adversário, mas dependendo da altura onde a bola é arremessada, ganha-se uma ou meia “caccia”. Durante o jogo, é proibido bater por trás, atingir quem já está caído, ou entrar numa briga de dois contra um.

De resto, vale tudo e os jogadores se utilizam dos mais variados golpes para dominar ou incapacitar os oponentes do outro time. Ah, não há substituições, mas em compensação, qualquer falta vale uma expulsão.

Existem vários juízes e bandeiras para apontarem os lances e é claro que o evento todo é cercado de muita tensão e ânimos alterados, como qualquer boa disputa na Itália, diga-se.

O campeonato

Em Florença, existem 4 times, sediados nos bairros históricos da cidade e conhecidos pelas paróquias que representam, além das cores.

Os Verdi (verdes) de San Giovanni, os Azzuri (azuis) de Santa Croce, os Bianchi (brancos) de Santo Spirito e os Rossi (vermelhos) de Santa Maria Novella.

A rivalidade na cidade é não menos do que gigantesca, com provocações e brigas acontecendo até durante a procissão que acontece antes dos jogos, com direito a benção dos padres no meio do caos.

Só há um campeonato por ano, entre os quatro times, que fazem dois jogos cada um. A arena é montada em frente à Basilica da Santa Croce, lar dos Azzuri, e tem arquibancadas para receber até 4800 espectadores.

Só fica difícil saber se os fãs gostam mais do lado do futebol ou da luta, já que o esporte parece unir os dois em um só.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com