Não é nenhum segredo que o nosso planeta tem uma série de fenômenos naturais terríveis que podem facilmente acabar com a vida de alguém. É realmente um enigma estranho para nós seres humanos testemunharmos demonstrações de força e, ao mesmo tempo admirar uma declaração complexa de beleza. Os furacões, por exemplo. Estas vastas poderosas tempestades provocaram a morte de milhares de pessoas, mas quem resiste a olhar boquiaberto uma imagem de meteorologia testemunhando sua escala estupefaciente. Ou que tal um vulcão? Alguns vulcões são responsáveis pela morte de muitas pessoas, até mesmo ao ponto de erradicar aldeias inteiras. No entanto, quem pode negar o espetáculo impressionante de atirar fogo líquido no ar e descer uma “montanha”? Você quase pode dizer que a mãe natureza tem um senso de humor doentio.
Hoje vamos apresentar-lhe alguns dos fenômenos naturais mais terríveis que existem. Mas não se deixe enganar pela sua beleza aparente. Alguns desses atos devastadores da natureza podem extinguir a vida de milhares de pessoas em um piscar de olhos. É importante entendê-los e ainda mais importante respeitá-los. Estes são 25 fenômenos naturais aterrorizantes que poderiam acabar com sua vida.
25. Tromba D’água
Geralmente, os especialistas concordam que uma tromba d’água é um tornado que ocorre sobre a água. Especificamente, isso normalmente refere-se a uma pequena coluna relativamente fraca, de rotação do ar sobre a água. Trombas d’água são fenômenos naturais mais comuns em águas tropicais ou subtropicais.
24. Erupções Vulcânicas
Alguns descrevem como vômito da terra, mas este fenômeno natural intimidante, mas igualmente impressionante tem sido responsável por um dos maiores desastres naturais de todos os tempos. É claro que estamos referindo-se a erupção do Monte Vesúvio, durante o qual Pompéia (e seus 35.000 cidadãos) desapareceu para sempre.
23. Tsunami
Tsunamis são fenômenos naturais em formas de ondas gigantes causadas por terremotos ou erupções vulcânicas no fundo do mar e tornaram-se particularmente famosos em todo o mundo depois do terremoto e do tsunami de 2004 no Oceano Índico. Esta calamidade desastrosa custou a vida de cerca de 280.000 pessoas em um dos mais mortais desastres naturais da história moderna.
22. Ciclone Tropical
Um ciclone tropical é um termo genérico usado por meteorologistas para descrever um sistema rotativo, organizado de nuvens e trovoadas que se origina sobre águas tropicais ou subtropicais e é fechado, com circulação de baixo nível. Eles podem atingir uma capacidade de vento de pelo menos 74 milhas por hora. A capacidade de velocidade do vento mais intensa já registrado é de 200 milhas por hora (320 km/h) no Furacão Patricia, em 2015.
21. Tornado
Os tornados são fenômenos naturais que formam uma coluna violentamente rotativa de ar que está em contato tanto com a superfície da Terra e uma nuvem cumulus nimbus ou, em casos raros, a base de uma nuvem cumulus. Os furacões têm sido frequentemente a causa de múltiplas catástrofes, incluindo a perda de vidas humana e são chamados frequentemente de tornados ou ciclones, mesmo que a palavra ciclone seja usada mais amplamente em meteorologia para identificar qualquer sistema de circulação fechado, de baixa pressão.
20. Super Célula
Uma super célula é uma tempestade, caracterizada pela presença de um mesociclone, que é uma profunda, corrente ascendente de constante rotação. Devido a isso, estas tempestades são muitas vezes referidos como tempestades rotativas, e confie em nós quando dizemos que você não quer dar um “passeio” em uma delas.
19. Linha de Instabilidade
Uma linha de instabilidade é uma linha de tempestades que pode se formar ao longo ou à frente de uma frente fria. No início do século XX, o termo foi usado como sinônimo de uma frente fria. Ela contém precipitação forte, granizo, raios frequentes, ventos fortes em linha reta, e, possivelmente, tornados e trombas.
18. Vórtice Polar
Um vórtice polar é um grande bolsão de ar muito frio, que fica sobre uma região polar durante o inverno. Há dois vórtices polares no planeta Terra, um em torno do Polo Norte, e um em torno do Polo Sul. Fato Bônus: o pólo sul de Saturno é o único lugar em nosso sistema solar que hospeda um vórtice polar quente.
17. Relâmpago
O relâmpago é uma descarga eletrostática súbita durante uma tempestade elétrica entre as regiões eletricamente carregadas de uma nuvem, entre uma nuvem e uma outra nuvem, ou entre uma nuvem e o solo (o chamado raio CG, que já matou muitas pessoas). Eles podem parecer fascinantes, mas os raios tem sido responsáveis pela morte de inúmeras pessoas, incluindo uma equipe Africana de futebol inteira.
16. Deslizamento de Terra
Um deslizamento de terra é o movimento de rocha, detritos, ou terra descendo uma ladeira. Eles são o resultado da falha dos materiais que compõem o declive e são movidos pela força da gravidade. Deslizamentos de terra também são conhecidos como deslizamentos de terra, quedas, ou falha de inclinação, e são responsáveis pela morte de entre 25 a 50 pessoas anualmente.
15. Tempestade de Gelo
Uma tempestade de gelo é composta de chuva gelada, também conhecida como um evento de esmalte ou, em algumas partes dos Estados Unidos, um degelo prata. Elas são consideradas um dos fenômenos naturais mais perigosos do mundo e tornaram-se a razão pela qual muitas pessoas perderam suas vidas durante os invernos extremamente gelados.
14. Chuva de Granizo
Uma chuva de granizo é composta por dezenas de milhares de bolas ou pedaços irregulares de gelo chamados de pedras de granizo que, dependendo do seu tamanho, pode fazer um corte na cabeça ou até mesmo matar em casos extremos.
13. Inundações
A inundação é um dilúvio parcial ou completo temporário de áreas de terra firme pelo transbordamento de águas interiores, de maré, e da acumulação rara e rápida e do escoamento das águas de superfície de qualquer fonte. Elas podem não parecer tão assustadoras como furacões, tornados e terremotos, mas acredite ou não, as inundações têm realmente matado mais americanos ao longo do tempo do que quaisquer outros fenômenos naturais nesta lista. Além disso, as inundações são o tipo mais comum de desastres naturais em todo o mundo.
12. Bolhas Inflamáveis de Gelo
Apesar de sua beleza, estas estranhas bolhas brancas presas a apenas centímetros abaixo da superfície do gelo são, na verdade bolsas altamente inflamáveis de metano tóxico com efeitos potencialmente mortais. Os cientistas acreditam que, se a temperatura da Terra continuar a aumentar, o metano pode ser liberado para a atmosfera e matar todos os organismos vivos na área circundante.
11. Ondas de Calor Extremas
Uma onda de calor é um período prolongado de tempo excessivamente quente que pode ser acompanhado de alta umidade, especialmente em países de clima oceânicos onde há milhares de vítimas a cada verão.
10. Terremotos
Terremotos são alguns dos eventos naturais mais desastrosos, mortais, e catastróficos que seres humanos têm experimentado, e alguns já mataram centenas de milhares de pessoas e eliminaram cidades inteiras.
9. Sumidouros
Sumidouros são causados pela dissolução de rochas (tais como o calcário, carbonato de rocha, e camas de sal) devido a infiltração através das águas subterrâneas que as corroem no processo. Como as rochas se dissolvem, um espaço é criado o que enfraquece uma fundação e ajuda a criar espaços vazios que variam de alguns centímetros para centenas de metros.
Em 2010, um sumidouro na Cidade da Guatemala matou quinze pessoas e foi causado quando uma chuva pesada da tempestade tropical Agatha, desviada por vazamento de tubulações em um alicerce de pedra-pomes que levou ao colapso repentino do solo abaixo de um edifício de uma fábrica.
8. Tempestade de Areia
Uma tempestade de poeira ou areia tempestade é um fenômeno meteorológico comum em regiões áridas e semi-áridas, como desertos. As tempestades de areia surgem quando uma frente de rajada ou outro forte vento sopra areia solta e sujeira de uma superfície seca. As partículas são transportadas por saltitação e suspensão, um processo que move o solo de um lugar para outro.
Embora as tempestades de areia fossem conhecidas por matar pessoas, o maior perigo associado a estas tempestades é (ironicamente) enchente. Algumas tempestades são acompanhadas por nuvens de chuva. Já que a areia do deserto não absorve bem a água, chuva forte pode produzir condições de inundação rapidamente e sem aviso.
7. Secas
A seca é uma deficiência na precipitação durante um período prolongado, geralmente uma temporada ou mais, resultando em uma escassez de água causando efeitos adversos sobre a vegetação, animais e pessoas. Milhões de pessoas morreram ao longo da história por causa de secas extremas.
6. Tempestade Suja
Uma “tempestade suja” é um fenômeno raro e de tirar o fôlego e está associado a grandes erupções vulcânicas. Uma tempestade suja significa “relâmpago em uma nuvem de erupção de um vulcão”. A principal diferença entre uma suja e um temporal normal é que, neste último cristais de gelo colidem e geram cargas elétricas, o que resulta em um raio. Em uma nuvem de erupção, partículas de cinzas colidem em vez de cristais de gelo, e o resultado é simultaneamente assustador e impressionante.
5. Derecho
Um “derecho” (que vem da palavra espanhola na forma adjetiva de “direito”) é um tempestade difundida de longa duração, em linha reta, com vento associado a um grupo de tempestades severas baseado em terra, em rápido movimento. Pode produzir ventos graves com força de furacão, furacões, chuvas fortes e enchentes.
4. Nevasca
Uma nevasca é uma tempestade de neve grave, caracterizada por ventos fortes de, pelo menos, 56 km/h e duradoura, por um período de tempo prolongado, tipicamente três ou mais horas.
3. Avalanches
Tecnicamente uma avalanche é qualquer quantidade de neve que desliza de uma montanha. Ela pode ser comparado a um deslizamento de terras, só que com neve em vez de terra. Outro termo comum para avalanche é snowslide. Como uma avalanche fica mais perto da parte inferior da encosta, ela ganha velocidade e força, e isso pode fazer com que até mesmo a menor das lâminas de neve cause um grande desastre. Elas são geralmente consideradas os maiores inimigos de esquiadores e alpinistas.
2. Erupção Límnica
Uma erupção límnica (também conhecida como fenômeno do lago explosivo) é um tipo raro de desastre natural em que dióxido de carbono (CO2) dissolvido, de repente irrompe água do lago profundo, sufocando a vida selvagem, animais e seres humanos. As erupções limnic também podem causar tsunamis nos lago com o deslocamento de água provocado pela subida do gás.
Mais uma vez, estas erupções são raras e até a data, apenas duas erupções límnicas foram registradas. Em 1984, uma erupção límnica no Lago Monoun causou a morte de 37 moradores. Uma erupção muito maior ocorreu em 1986, nas proximidades do Lago Nyos, que matou entre 1.700 e 1.800….
1. Incêndios Florestais
Os incêndios florestais são grandes incêndios descontrolados que muitas vezes começam em áreas florestais. As causas comuns incluem raios e seca, mas incêndios florestais também podem ser o resultado de negligência e / ou incêndio criminoso humano. Eles podem se espalhar para áreas povoadas, tornando-os uma ameaça para os seres humanos, bem como animais selvagens. De acordo com um estudo, os incêndios são responsáveis pela morte de cerca de 339.000 pessoas em todo o mundo anualmente. casos notáveis de incêndios incluem o de 1871 em Peshtigo nos Estados Unidos, que matou pelo menos 1.700 pessoas, e osincêndios florestais de 2009 de Victorian na Austrália.