Em 2015, foi assinado em Paris um acordo em favor do clima na Terra. Nele, 195 países se comprometeram a unir esforços para manter o aumento da temperatura global em no máximo 2 graus célsius.
Este fato reflete a preocupação com as mudanças climáticas e suas previsões nada otimistas para o futuro. Os cientistas acreditam que a partir deste ponto as secas e enchentes se tornariam cada vez mais frequentes em todo o planeta.
Confira a seguir 5 previsões assustadoras para as mudanças climáticas nos os próximos 100 anos:
1 – Escassez de água
Acredita-se que daqui a 40 anos haverá uma estabilidade no crescimento populacional da Terra. Quando isso ocorrer já serão pelo menos 4 bilhões de pessoas vivendo em áreas onde há escassez de água.
As regiões mais afetadas com as mudanças climáticas no mundo serão provavelmente: Sudeste Asiático, grande parte da África e Oriente Médio.
Mesmo o Brasil, que possui 16% de toda a água potável do planeta, pode sofrer com secas cada vez mais frequentes.
2 – Escassez de alimento
A falta de alimento no mundo já está se tornando uma realidade. No futuro, a escassez de água decorrente do aquecimento do planeta tornará boa parte dos solos inférteis para o plantio.
O aumento da população mundial também será obstáculo, pois tornará mais difícil a expansão do fornecimento de grãos para atender em tempo hábil a demanda.
Boa parte dos poços subterrâneos usados na irrigação estão bombeando água com uma velocidade maior do que a chuva consegue repor, reduzindo drasticamente o nível de água dos lençóis freáticos.
Atualmente, cerca de 70% de toda a água fresca do mundo é utilizada na irrigação.
3 – Aumento da temperatura
Pesquisas climáticas apontam que se, a partir de agora, se nada for feito para barrar o aquecimento global, a temperatura média da Terra pode aumentar entre 4ºC e 8ºC já nós próximos 100 anos.
Os fatores para justificar o aquecimento global ainda são inconclusivos, embora os cientistas já tenham dado como certo que a influência da atividade humana e a emissão de gases causadores do efeito estufa estejam entre as principais causas.
Também está previsto um aumento de 2ºC na temperatura dos oceanos, o que pode alterar o comportamento das correntes marítimas e afetar boa parte da vida marinha.
4 – Derretimento das geleiras
Com o derretimento das geleiras, o nível dos oceanos pode subir de 60 cm a 1 m. Se isso acontecer, cidades costeiras da Ásia, África, Brasil, sul dos Estados Unidos e ilhas paradisíacas poderão sumir do mapa.
Apesar disso, acredita-se que o aumento da temperatura previsto para o próximo século não será suficiente para derreter a Antártida.
5 – Extinção de animais
Com a elevação do nível dos oceanos, existe o risco de algumas espécies aquáticas desaparecerem. Entre elas: peixes de regiões de corais, aves oceânicas migratórias, peixe-boi e as tartarugas marinhas.
O derretimento dos Polos pode fazer a vida selvagem nessas regiões, em especial o urso polar, desaparecer já no próximo século.
Além disso, o crescimento populacional vai demandar a expansão de áreas urbanas, comprometendo o habitat natural de diversas espécies.