O corpo físico de Bill Gates pode residir no presente, mas o seu cérebro vive no futuro. O bilionário filantropo também ficou famoso por prever o futuro da computação, saúde pública e o ambiente. Recentemente, ele previu corretamente o crescimento dos smartphones e das mídias sociais, e evidências mostram que suas previsões mais recentes também podem estar corretas.
Confira abaixo sete previsões de Bill Gates que podem se tornar realidade:
1) O bioterrorismo pode matar 33 milhões de pessoas em um ano
Em fevereiro, Bill Gates disse, em uma conferência em Munique, na Alemanha, que uma das maiores ameaças para a saúde mundial seria um patógeno que se propaga no ar e que pode ser desenvolvido por bioterroristas. Ele poderia ser o vírus da varíola feito de forma sintética ou uma super-gripe que é muito mais mortal que as variantes normais.
“(Epidemiologistas) dizem que há uma probabilidade considerável do planeta viver um surto deste tipo nos próximos 10 ou 15 anos”, disse Gates.
Em um ano, esse agente seria capaz de matar 33 milhões de pessoas ao redor do globo. Por conta disso, Gates e sua fundação possuem como uma de suas principais prioridades a vacinação em larga escala.
2) Em termos de alimentos, a África será autossuficiente
Em sua carta anual de 2015, Gates previu que a agricultura na África irá crescer sua produtividade em 50% até 2030, o que faria o continente ser autossuficiente nesse quesito.
No momento, o continente precisa importar cerca de US$ 50 bilhões em alimentos todos os anos, apesar do fato de que 70% dos residentes na África sub-saariana são fazendeiros.
“Nos próximos 15 anos, no entanto, as inovações na agricultura irão apagar essas ironias brutais. O planeta já desenvolveu fertilizantes melhores e as culturas serão mais produtivas, nutritivas e mais resistentes a doenças e secas. Com acesso a essas e as atuais tecnologias, fazendeiros africanos podem, teoricamente, dobrar sua produtividade”, afirmou Gates.
3) Serviços financeiros por celular transformarão a vida dos mais pobres
Nos países africanos, onde é difícil de conseguir dinheiro, as pessoas muitas vezes tem de encarar a difícil escolha de pagar por um plano de saúde, comida, educação ou reparos, e nem sempre os quatro são uma opção.
Bill Gates diz que isso é resultado de uma infraestrutura bancária precária. Certos serviços financeiros já estão providenciando acesso a contas bancárias digitais em países como Quênia e Uganda.
Pessoas que nunca tiveram acesso anteriormente a serviços bancários podem utilizar essas contas para guardar dinheiro de modo mais fácil.
“Em 2030, 2 bilhões de pessoas que não possuem uma conta bancária atualmente poderão guardar dinheiro e realizar pagamentos com seus celulares. E a partir daí, os servidores deste tipo irão oferecer uma infinidade de serviços financeiros”, disse Gates na sua carta anual de 2015.
4) Em 2035, quase não haverão mais países pobres
Na sua carta anual de 2014, Gates previu, audaciosamente, que o aumento dos níveis de ajuda de países estrangeiros poderia significar o quase fim de nações pobres até 2035.
Na carta, Gates definiu “pobreza”, da mesma forma que faz o Banco Mundial, como pessoas que possuem um orçamento diário de apenas US$ 1,90. Existem pessoas em 35 países que se encaixam nesse perfil.
“Quase todos os países estarão próximos do que chamamos de classe média baixa ou até mesmo mais ricos que isso. Os países irão aprender com seus vizinhos mais produtivos e se beneficiar de inovações como novas vacinas, melhores sementes para plantio e a revolução digital”, afirmou Gates.
5) Em 2030, o mundo irá vivenciar uma revolução de energia limpa
Uma das previsões mais esperançosas de Bill Gates aconteceu no ano passado, quando ele disse que a energia eólica, solar e outras que são limpas e renováveis serão as principais fontes de energia do planeta dentro dos próximos 15 anos.
“O desafio que encaramos é enorme, provavelmente maior que muitas pessoas imaginam. Mas essa é a oportunidade”, disse Gates, na sua carta anual. Muitos dos países pobres que ele visitou não possuíam água corrente ou eletricidade. Isso significa que muitas pessoas não possuem luz em suas casas e não conseguem manter negócios abertos, por exemplo.
“Se o mundo conseguir encontrar uma fonte de energia limpa e barata, fará muito mais do que interromper as mudanças climáticas. Irá transformar a vida de milhões de famílias pobres.”
6) Diversos empregos serão extintos pela automação
Nos próximos 20 anos, armazém e fábricas ao redor do mundo devem substituir trabalhadores humanos por robôs automatizados, segundo Gates. A resultante perda de força de trabalho pode chegar à casa de milhares, se não milhões, dependendo das indústrias que optarem pela automatização.
“Você irá cruzar um limite que atingirá diversas atividades de uma só vez”, disse Gates. Sua visão para o futuro envolve, essencialmente, taxar os robôs que farão este trabalho, como forma de preservar os investimentos feitos em serviços essenciais para a população.
7) O mundo pode erradicar a poliomielite em 2019
Em 2016, foram registrados apenas 37 novos casos de poliomielite (também conhecida como paralisia infantil). São números bem baixos se comparados com os mais de 400 no final da década de 80. Gates tem a esperança de que a doença será a segunda a ser erradicada do planeta, após a varíola.
“A comunidade global da poliomielite está finalizando um plano detalhado, no qual acredito que deve erradicar a doença nos próximos seis anos”, disse Gates em sua carta anual de 2013, na qual também lembrou que iniciativas devem ser feitas para aumentar a vacinação no geral.
“O legado da erradicação da pólio viverá além de parar uma doença que já paralisou mais de 400 mil crianças todos os anos”, disse Gates.