Platão precisou sair das cavernas para se libertar da escuridão e conhecer a verdade. Contudo, algumas cavidades rochosas são tão estonteantes que é preciso voltar para dentro delas para redescobrir o que é a mais pura beleza.
Algumas formações rochosas são tão incríveis que se parecem com cenários de filmes. Descubra quais são as cavernas mais incríveis do mundo:
1 – Batu Caves – Malásia
O conjunto de cavernas Batu é também um templo hindu. O lugar é o santuário do deus da guerra e da vitória Murugan. É o maior centro de culto hindu fora da Índia e recebe o festival Thaipusam, que atrai cerca de 800 mil visitantes por ano.
Localizada a 13 km da capital Kuala Lumpur, a formação calcária possui cerca de 400 milhões de anos e para adentrá-la é preciso encarar 272 degraus de escada. Mas a subida vale a pena, suas paredes de pedra que contrasta com as esculturas sagradas.
2 – Cenote Ik Kil – México
Abaixo da superfície da terra, dentro de cavernas ou buracos, encontram-se as piscinas naturais de água doce, os chamadas cenotes. Há milhares deles no México, o mais famoso de todos é o de Ik-Kil, localizado na região de Yucatán.
As águas são cristalinas, a vegetação circunda as paredes como se fossem cristais e a luz natural emana suavemente no centro do lago. Não é de espantar que os maias considerassem os cenotes como portais mágicos.
3 – Algar de Benagil – Portugal
Localizada nas praias portuguesas de Algarve, o acesso as grutas é apenas pelo mar, de barco. As suas estruturas foram esculpidas pela ação do vento e da água.
4 – Vatnajökull – Islândia
De nome complicado para nós, Vatnajökull é uma caverna de gelo que mais parece vidros azuis e brancos. Está localizada na Islândia e é formada através da liquefação da água glacial.
Todo verão a sua estrutura e forma mudam devido ao derretimento. É recomendado a visitação apenas com guias e durante o inverno, quando o risco do gelo se quebrar é menor.
É a maior geleira europeia em termos de volumes, são 3,100 km cúbicos de gelo, e a segunda maior em termos de área, ocupando 8% do território islandês. Além disso, a geleira está situada sobre um a ilha vulcânica.
5 – Capelas de Mármore – Chile
A Patagônia chilena possui inúmeras belezas e umas delas é o Santuário das Capelas de Mármore. Há 12 mil anos, a água vem modelando as paredes de mármore que formam cavernas no lago General Carrera. Tons de turquesa e esmeralda colorem o cenário.
6 – Son Doong – Vietnã
Declarado Patrimônio Histórico da Humanidade, o Parque Nacional de Phong Nha-Kẻ Bàng abriga mais de 150 cavernas, entre essas está a maior caverna do mundo.
Sơn Đoòng, que significa caverna do Rio da Montanha, foi oficialmente descoberta há apenas 7 anos, em 2009. Como está completamente tomada pela vegetação é difícil notá-la.
Possui 200 metros de altura, 150 metros de largura e 5 quilômetros de comprimento, medidas suficientes para abrigar uma floresta, um rio, cascatas, formações geológicas e diversas espécies de animais.
7 – Antelope Canyon – Estados Unidos
São formações rochosas localizadas em áreas indígenas navaja, no Arizona. Antelope foi o nome dado pelos nativos, ele faz menção à imensa quantidade de antílopes que circulavam pela região.
Suas formas foram moldadas devido às inúmeras erosões e, principalmente, às enchentes, que ocorrem até hoje. A luz que consegue adentrar o cânion forma desenhos incríveis nas paredes, que possuem tom de amarelo, vermelho e marrom. É considerada uma gruta sagrada pelos Navajos.
8 – Caverna Reed Flute – China
É uma caverna natural de calcário composta por inúmeras formações rochosas que originam do teto para o chão (estalactite) ou ao contrário (estalagmite). São essas constituições que dão uma característica única ao lugar. Como se não bastasse, para aumentar a beleza, luzes multicoloridas artificias iluminam o local.
Reed Flute, em português, significa flauta de bambu. O nome faz menção ao tipo de bambum ideal para a fabricação do instrumento encontrado no exterior da caverna.
As rochas foram esculpidas a mais de 180 milhões de anos atrás. Nas paredes há mais de 70 desenhos pré-históricos datados de 792 d.C., na dinastia Tang. A caverna está situada na região chinesa de Guangxi.