Histórias passadas, belezas decadentes e mistérios são os encantos dos lugares abandonados. Eles se confundem com a paisagem, formando um novo contraste.
Algumas construções mesmo após a sua decadência continuam a encantar. Outras, no entanto, causam uma sensação de desconforto e medo.
Separamos alguns dos lugares abandonados mais incríveis para vocês conhecerem:
1 – Angkor Wat – Camboja
O Templo de Angkor Wat foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco e segundo o Guinnes Book é o maior monumento histórico da humanidade (1,6 milhões de m²).
Está localizado no sítio arqueológico de Angkor, pertencente à cidade Siem Reap, norte do Camboja. O templo foi construído no século XVII para o rei Suryavarman II do Império Khmer.
2 – Hospital Beelitz – Alemanha
Construído em 1898 dentro da floresta de Beelitzer, cidade próxima à Berlim, o hospital dedicava ao tratamento de pacientes tuberculosos. Durante a Primeira Guerra Mundial ele atendia os militares feridos em batalhas. Conta-se que o ainda soldado Adolf Hither, após ser ferido em combate, foi atendido no local.
Anos mais tarde, durante a Guerra Fria, o hospital virou domínio soviético. Com a saída dos russos da Alemanha, o local foi abandonado. Casos assustadoras fazem parte da história do local.
3 – Craco – Itália
Sobre um penhasco de 400 metros está o centro histórico de Craco, uma cidade fantasma localizada ao sul da Itália. Suas origens rementem ao século VII a.C.
Antes de sucumbir, ela resistiu durante muitos anos às guerras, invasões, pragas e a fome. Entretanto, na década de 50, deslizamentos de terra provocados por terremotos deram inicio a evacuação da cidade. Os derradeiros habitantes foram forçados a deixar a cidade na década de 70 após uma enchente.
4 – Ruínas de São Miguel Arcanjo – Brasil
O Brasil também possui um dos lugares abandonados mais incríveis: as Ruínas de São Miguel Arcanjo.
O sítio arqueológico São Miguel Arcanjo (1687) está localizado no Rio Grande do Sul e foi declarado Patrimônio Histórico. O local guarda remanescentes da igreja e algumas colunas das casas vizinhas das missões jesuíticas.
Nos séculos XVII e XVIII, durante a colonização, religiosos viviam no local com o objetivo catequizar os índios.
5 – Wonderland – China
Idealizado para ser o maior parque temático da Ásia, transformou-se em um mundo encantado fantasma. Os locais apelidaram á área de Wonderland.
A construção foi iniciada no final da década de 90, porém, anos depois, por falta de verba, o projeto foi abandonado. O parque está localizado em Nankou, subúrbio de Pequim.
6 – Oradour-Sur-Glane – França
Em 10 de junho de 1944, o pequeno vilarejo francês foi completamente destruído por soldados alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, a cidade está em ruínas.
7 – Vallone dei Mulini – Itália
Os vales de Sorrento, Itália, guardam uma linda paisagem formada por um moinho que foi utilizado por mais de mil anos. No século XIV, devido à grande umidade, o moinho teve que ser abandonado. Então, a natureza se apoderou da construção.
8 – Humberstone – Chile
No Chile, durante a exploração do salitre no Deserto do Atacama, a cidade Humberstone foi fundada em 1872 para abrigar os mineradores. Ela chegou a abrigar 3,5 mil moradores.
O salitre era utilizado para fabricar fertilizante e ficou conhecido como “ouro branco”. Na virada do século XIX para XX quase todo salitre do mundo era proveniente do Atacama.
Durante as Guerras Mundiais e as consequentes proibições de importações, os países europeus encontraram substitutos para ele e em seguida não se precisava mais do ouro chileno.
Aos poucos, Humberstone foi ficando deserta. Hoje, é considerada Patrimônio da Humanidade.