O público da 17ª edição do Big Brother Brasil se mostrou bastante preocupado e indignado com o comportamento do participante Marcos com sua namorada de confinamento, a gaúcha Emilly, que mostrava ser um caso clássico de relacionamento abusivo. Por conta disso, Marcos acabou eliminado do programa alguns dias antes da final.
O caso é apenas mais um entre os chamados relacionamentos abusivos, nos quais um dos parceiros controla o outro por meio de diversas ameaças, como verbal, física e psicológica.
Confira abaixo nove sinais de um relacionamento abusivo:
1) Uma montanha russa de emoções
Em um minuto, seu parceiro tem demonstração de carinho por você, mas no seguinte, é grosseiro com você por não fazer algo direito, por exemplo. Esse é um sinal vermelho. Manipulação tem um papel importante em relacionamentos abusivos. Essa montanha russa de emoções de argumentos e desculpas não é nem um pouco saudável e é sinal que o término é a melhor solução.
2) Você se isola
Nem é preciso dizer que é um bom sinal quando o parceiro quer gastar seu tempo ao seu lado. Mas quando ela começa a te isolar de família e amigos, é um problema sério. É saudável ter relacionamentos fora do namoro/casamento. Não deixe que isso aconteça.
3) Crises de ciúmes
Um parceiro emocionalmente abusivo não tem ciúmes apenas das pessoas com as quais você se relaciona, mas também de seus sonhos e objetivos, pois ele/ela quer controlar todos os aspectos de sua vida. Uma pessoa segura não precisa ter ciúmes de seus relacionamentos com outras pessoas.
4) Brigas constante e que se desenvolvem rápido
Brigas ocasionais são comuns em relacionamentos, e, às vezes, podem ter algo de construtivo. Mas é bom ficar atento quando elas surgem do nada e parecem não ter fim, pois é outro sinal de um relacionamento abusivo. Até mesmo conversas de coisas simples e do dia a dia podem se tornar brigas. Fique atento a isso.
5) Sentir medo
Parceiros abusivos farão o possível para te diminuir, incluindo ameaças de violência física, para garantir sua dominância sobre você. Caso você esteja sentindo qualquer tipo de medo com relação ao seu companheiro (a), a melhor alternativa é seguir seu caminho.
6) Te diminuir
Não importa o que você faça no relacionamento, você nunca está certo. Até mesmo quando você comenta sobre suas realizações, seu companheiro (a) sempre tenta te diminuir e te fazer sentir menor por conta de suas decisões. Fique de olho nisso.
7) Deixar de ser você para agradar o outro
Não há nada errado em você fazer o possível para deixar seu parceiro feliz, mas quando você chega ao ponto de implorar pela felicidade dele, isso é um problema. Você até mesmo permanece em silêncio, mesmo quando está bravo (a), para manter a paz.
8) Você se sente preso (a)
O desamparo é um sentimento presente em relacionamentos desse tipo. Pessoas abusivas costumam controlar todos os aspectos de sua vida, incluindo até mesmo coisas pessoais como seu celular e carro, bem como o que você deve fazer em seu tempo livre. Não deixe que você se sinta preso em um relacionamento.
9) Você começa a acreditar ser o problema
Depois de argumentos e diminuições, você começa a acreditar que não vale mais que o abuso. Essa é outra tática de manipulação e uma forma de justificar o relacionamento abusivo. Você não está doido (a) ou é o problema. Lembre-se que você vale muito mais do que isso.