Você já imaginou milhares de aranhas caindo do céu? Esse fenômeno assustador acontece em várias partes do mundo e é chamado de “chuva de aranhas”.
A chuva de aranhas é um fenômeno que ocorre mais frequentemente em regiões que possuem altas temperaturas e umidade e está relacionada à reprodução desses insetos e a falta de predadores naturais. No Brasil, o fenômeno ocorre com uma espécie denominada de “tecedeira-sombria”.
Esta condição climática, faz com que as aranhas se agrupem e formem grandes ninhos. Tudo isso, para poder capturar outros insetos para suas alimentações.
As teias, em geral, são feitas pelas fêmeas, mas no período de reprodução, quando ocorre o fenômeno, os machos também produzem teias para impressionar as fêmeas.
Por esse motivo, o local em que ocorre a chuva de aranhas fica rapidamente tomado de teias, cujos fios de seda, são lançados pelo abdômen dos aracnídeos.
Pela formação das teias, a impressão que se tem é que as aranhas estão caindo do céu e se acumulando na superfície, mas na verdade, elas estão apenas deslizando por suas teias invisíveis.
Os fios de seda fazem o papel de paraquedas, por isso, a chuva de aranhas também é chamada de “balonismo”.
Quando os fios de seda são usados elas aranhas para cobrir árvores e pastagens, dá-se o nome de “cabelo de anjo”.
As aranhas de todas as espécies desempenham um papel essencial no meio ambiente no que diz respeito ao controle de insetos.
As aranhas são um dos poucos animais que podem viver em qualquer local do planeta, inclusive na Antártida. Isso porque, elas podem “voar” empurradas pelo tempo e lançar teias para se fixar.
Chuva de aranhas acontecem em várias partes do mundo
O fenômeno já foi registrado no Brasil, Peru, Estados Unidos, na cidade de Goulburn na Alemanha, e no nordeste da Austrália, na região de Tablelands, onde o fenômeno é mais intenso.
Plantações, carros e casas amanheceram cobertos de uma espessa camada de teia de aranha que abrigavam milhares de filhotes, o que fez com que os moradores ficassem bastante assustados.
O picada dessas aranhas pode causar dor ou ardência, mas seu veneno não representa perigo maior para humanos. Entretanto, pessoas debilitadas e alérgicos podem sofrer complicações graves em decorrência do choque anafilático.
Em 2015, os moradores de Aparecida, distrito de São Manuel, em São Paulo, presenciaram o fenômeno da chuva de aranhas.
As aranhas apareciam sempre às 19h e tomavam as ruas da cidade. Foi necessário uma equipe remover as colônias de aranhas e leva-las para uma área mais afastada.
Fenômeno assusta pessoas com aracnofobia
Aracnofobia é o nome dado para pessoas que possuem pavor de aracnídeos, em especial aranhas. Essas pessoas buscam inconscientemente ficar longe de locais em que podem abrigar aranhas.
Ao entrar em contato visual ou físico com uma aranha, os aracnofóbicos podem ter sintomas como: mal-estar, palpitação, suar frio, dificuldade para respirar, desmaio, ataques de pânico, entre outros.