O Halloween, também conhecido como “Dia das Bruxas”, é comemorado no dia 31 de outubro, na véspera da festa cristã do Dia de Todos os Santos. Assim, a data seria a “Noite” de todos os santos.
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
Envolto de mistérios, o Halloween é marcado por histórias de terror, fantasias e decorações características com bonecos e abóboras. Mas o que muita gente não sabe, é que essa comemoração é uma tradição herdada dos antigos celtas que comemoravam o festival de Samhaim, na última colheita do ano.
Conheça as lendas por trás dos simbolismos e tradições do Halloween:
1 – O dia em que os mortos voltam à vida
A lenda diz que no Halloween é o único dia que os mortos podem andar livremente pelo mundo dos vivos. Nesse dia, eles se confundem com as pessoas fantasiadas e passam despercebidos.
Há ainda quem acredite que os mortos voltam para ver como estão seus entes queridos ou ainda para se vingar de seus inimigos.
2 – A história das abóboras
As abóboras também chamadas Jack O’ Lantern também são resquícios de uma tradição celta.
Os celtas acendiam velas nas abóboras como uma forma de indicar o caminho aos mortos que queriam visitar seus parentes e receber perdão por algum sofrimento causado em vida. As velas eram acendidas por três dias.
Mas, conta a lenda que em um dia de Halloween, um irlandês chamado Jack bebeu muito e o diabo veio levar a sua alma. Desesperado, ele tentou enganar o diabo para conseguir viver um pouco mais. Quando morreu, Jack, que era um sujeito asqueroso, não foi admitido no céu.
Ressentido por ter sido enganado, o diabo também não o quis no inferno e o mandou para a noite escura com apenas uma brasa de carvão para iluminar o caminho.
Para guiar seus caminhos, Jack teria colocado o carvão em um nabo esculpido, fazendo assim uma lanterna. Assim, Jack estaria vagando na Terra, sem lugar no céu e nem no inferno.
Baseado nessa crença, as pessoas começaram a fazer suas próprias versões de Jack O’ Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos, batatas e abóboras, depois colocando as esculturas em janelas para afugentar os espíritos miseráveis e malignos, como Jack.
Assim, o uso das abóboras no Halloween se tornou popular.
3 – O motivo de ser considerado o dia das bruxas
De acordo com lendas antigas, o Halloween era o dia em que as bruxas se reuniam para fazer feitiços e amaldiçoar as pessoas.
Algumas lendas dizem que as bruxas podem se transformar em gatos. Foi daí que surgiu a aversão pelos gatos pretos, que passaram a ser considerados como animais amaldiçoadas. Essa é também a razão pela qual muitos gatos pretos são mortos no Halloween ou usados em rituais de sacrifícios e magia negra.
De acordo com a crença popular, para se encontrar uma bruxa de verdade no dia do Halloween, basta vestir as roupas do avesso e andar de costas à noite. Se você fizer isso, à meia noite uma bruxa aparecerá para você.
4 – O costume de “Gostosuras ou Travessuras”
O costume de pedir doces no Halloween teve início na Irlanda, onde as crianças pediam oferendas para a deusa Muck Olla.
Para os celtas, a única forma de acalmar os espíritos é oferecendo comida a eles. Assim, quem se recusasse a ofertar algo à deusa, seria amaldiçoado.
Hoje em dia, as próprias crianças se encarregam das travessuras.
5 – O simbolismo do caldeirão
Uma peça fundamental na ornamentação do Halloween, o caldeirão está ligado ao simbolismo das bruxas, pois seria o local onde eram feitas as poções e feitiços.
Na cultura celta, era comum jogar moedas dentro do caldeirão acompanhado de bilhetes com pedidos aos espíritos.
Ao final, os bilhetes eram queimados, para que a fumaça levasse as mensagens aos espíritos e os desejos fossem atendidos. Já as moedas, deveriam ser doadas a quem precisasse.
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!