Imagine a seguinte situação: Você está consciente, vendo e escutando o que está se passando ao seu redor, mas você não consegue se mexer. Parece assustador, não é? Mas, saiba que essa é uma situação que já aconteceu com muitas pessoas enquanto dormiam. É a chamada paralisia do sono.
A paralisia ocorre a partir da falta de sincronização entre o cérebro e os músculos enquanto a pessoa está dormindo, o que faz com que a pessoa desperte durante a fase do sono chamada REM (Movimento Rápido dos Olhos), isto é, na fase em que os sonhos são mais frequentes.
Na fase REM do sono, a atividade cerebral é mais rápida e o cérebro libera as substâncias gaba e glicina, que deixam os músculos paralisados.
Por essa razão, quem é acometido pela a paralisia do sono fica paralisado momentaneamente sem poder se mexer e falar. O desconforto pode durar poucos segundos ou se estender por minutos.
1 – Quem pode vir a ter a paralisia do sono?
Algumas pessoas podem experimentar essa sensação uma vez na vida. Já outras, possuem episódios frequentes. Todos estão suscetíveis à paralisia do sono, independentemente da idade.
Estudos na área revelam que a maioria das pessoas experimentará a paralisia do sono ao menos uma vez durante a vida.
2 – A paralisia do sono traz riscos para a saúde?
Além do trauma psicológico e medo que algumas pessoas podem sentir após vivenciar um episódio de paralisia do sono, o acontecimento não causa danos à saúde.
Contudo, pessoas com experiência recorrentes, muitas vezes ficam com medo de dormir e voltar a sentir o desconforto.
Normalmente essas pessoas necessitam de terapia e acompanhamento com psicólogos, sendo que em caos mais graves é preciso fazer o tratamento com medicações, como clonazepam e ritalina.
3 – Alucinações durante o sono
Para uma parte das pessoas acometidas pela paralisia do sono, o episódio ainda é ainda mais assustador, pois é acompanhado de alucinações, falta de ar, sufocamento, sentimento de flutuação ou queda, sensação de estar fora do corpo, presença de espirito e etc.
Por muitos anos, esses sintomas foram vistos como algo sobrenatural, uma ação de forças malignas e até mesmo como abduções extraterrestres.
Em 1781, o pintor suíço Henry Fusely, pintou o quadro “O Pesadelo“, que é na verdade uma representação da paralisia do sono. Na pintura, uma criatura demoníaca se apropria de um corpo adormecido.
4 – O que pode causar a paralisia do sono?
Não há nenhuma causa comprovada que justifique as pessoas serem acometidas por essa condição, mas acredita-se que situações como cansaço elevado, insônia, preocupação, alto índice de stress e sono irregular podem contribuir para que a pessoa vivencie essa experiência.
E você? Já teve paralisia do sono alguma vez? Conte sua experiência para a gente.