Desde a popularização do celular, muita coisa mudou. O telefone ganhou muitas funções através de recursos e aplicativos. Hoje, o último uso destinado ao aparelho móvel é a realização de chamadas.
Confira a seguir alguns objetos e tecnologias que tornaram-se dispensáveis depois que o smartphone se tornou um item de sobrevivência no dia a dia.
1 – Mapas, Guias de ruas
“Como as pessoas se locomoviam sem o celular? “ Você provavelmente já se fez essa pergunta. Procurar nome de ruas em mapas é uma tarefa obsoleta e complexa.
Atualmente, o Google Maps e o Waze são itens essenciais para a sobrevivência em muitas cidades. Em viagens, os aplicativos de localização são os melhores guias turísticos.
2 – Relógio, Despertador
Assim como o despertador, o relógio ganhou outro uso. Hoje, ele é apanas um acessório. Embora, novas versões deste objeto trazem até aplicativos embutidos, o velho companheiro de pulso caiu em desuso.
Antigamente, sempre procurávamos relógios em pulsos alheios para perguntar as horas ao seu dono. Experimente fazer isso hoje em dia, provavelmente a pessoa irá consultar o celular.
Além de substituir o relógio, o celular também deixou obsoleto os cronômetros, temporizadores, e despertadores.
3 – Telefone Público, Telefone Fixo
Quem se lembra desses telefones gigantes que faziam parte das cidades? Os orelhões eram um grande quebra-galho quando precisávamos fazer uma ligação e estávamos na rua. Se há algum orelhão perdido por aí, provavelmente, ele virou atração turística.
Quanto ao telefone fixo, hoje é mais uma questão de aproveitar o pacote de serviços da sua prestadora do que uma necessidade. Ligações entre celulares hoje são mais baratas ou o mesmo preço do que as ligações fixas.
À propósito, fazer chamadas é um recurso quase em desuso até mesmo no celular na era do WhatsApp e Redes Sociais.
4 – Lanterna
As lanternas de celular estão sempre a disposição para uma emergência. Hoje, somente aquelas de potência muita alta continuam sendo usadas.
5 – Agenda Telefônica
Antigamente, se queríamos anotar algum contato anotávamos em uma agenda dividia por ordem alfabética. Agora é difícil até para achar uma agendinha dessas nas papelarias.
6 – Bloco de Notas
Lembrou de alguma coisa? Só anotar no bloco de notas do celular. Economiza papel e está sempre ao alcance.
7 – Calculadora
Era comum ter uma calculadora em casa ou (se você é dos mais econômicos) na bolsa para fazer um controle básico dos gastos. Agora o celular faz desde contas mais simples até as mais complexas.
8 – Câmera Fotográfica, Filmadora
Provavelmente, há vários álbuns de fotografia guardando os melhores momentos da sua infância. Hoje, raramente você imprime uma foto (até porta-retrato digital existe). Atualmente, as fotos estão todas salvas no celular.
As câmeras dos celulares possuem uma qualidade muito superior à aquelas câmeras que seus pais te fotografaram quando criança. Além de substituírem as máquinas fotográficas básicas, os aparelhos móveis também fizeram as câmeras de vídeo sumirem do mercado.
9 – Bússola
Mesmo se você se perder em um local sem acesso à internet, o seu celular vai te salvar. A bússola estará ao seu alcance no celular.
10 – Vídeo Game Portátil
O celular eliminou esse gasto dos aficionados por jogos e dos pais de crianças e adolescentes. Até os menos viciados em games, hoje jogam nos smartphones para passar o tempo.
11 – Gravador de voz
Esse aparelhinho que era usado para gravar conversas se tornou totalmente substituível, já que a função está presente até mesmo nos telefones mais simples.
12 – Walkman, Discman, MP3 Player
Seus filhos terão que ir a um museu para ver algumas dessas invenções que mudaram a forma de ouvir música no passado.
Na verdade, será difícil eles entenderem que “guardávamos” as músicas em fitas, CDs e discos de vinil. Imagina, explicar que cabia em média de vinte músicas nessas engenhocas? Os serviços de streaming foram um ato de liberdade em questão de ouvir música.
13 – Documentos Pessoais
Não é preciso mais carregar o cartão do Cadastro de Pessoas Físicas, a Receita Federal do Brasil já disponibilizou através de um aplicativo o comprovante de inscrição do CPF. É questão de tempo até todos os seus documentos estarem no seu celular.
14 – Cartão de Crédito
Muito provavelmente será a próxima coisa que o celular irá substituir. Em países de primeiro mundo isso já é real.
Por meio da tecnologia NFC, celulares são usados como cartões de crédito na hora de acertar uma conta. É só uma questão de tempo até os comércios se adaptarem para a tecnologia se tornar popular.