Algumas pessoas buscam uma comunicação com os mortos, seja para saber o que há do outro lado da vida, prever o futuro, ou para manter contato com o ente querido que se foi.
O Tabuleiro Ouija ou Tábua Ouija é uma prancha de madeira com números, letras, e algumas palavras como “Sim”, “Não”, e “Adeus”. Ela vem acompanhada de uma peça móvel, usada para formar as palavras na comunicação com o além.
Este é o tipo mais comum de necromancia, ou seja, a arte de prever o futuro em contato com os mortos.
Como funciona o Tabuleiro Ouija
Para atingir a comunicação com aqueles que já se foram, os participantes deverão colocar o dedo indicador sobre peça móvel da Tábua Ouija.
A cada pergunta feita, o objeto irá se mover para as letras e números disponíveis na superfície do tabuleiro, formando assim as palavras e frases, supostamente vindas do além.
Origem do Tabuleiro Ouija
Estima-se que o Tabuleiro Ouija ganhou fama no século XIX, mais precisamento em 1848.
Neste ano, as irmãs norte-americanas, Margaret e Kate Fox teriam conseguido comunicação com um ambulante que havia morrido anos antes.
Os boatos sobre esse feito paranormal fizeram com que se espalhasse uma verdadeira febre espiritualista nos Estados Unidos e na Europa.
Há relatos de que uma versão do tabuleiro, com o indicador de madeira, tenha sido aperfeiçoada pelo espiritualista M. Planchette no ano de 1853. Essa versão é usada até hoje.
A solicitação da patente “Ouija” foi feita por Elijah J. Bond, em 1890. Segundo a descrição da patente o objeto seria um “tabuleiro egípcio da sorte capaz de responder a qualquer pergunta”.
Explicações possíveis para o funcionamento do Tabuleiro
Cientistas explicam que a movimentação da peça sobre o tabuleiro se deve ao efeito ideomotor, isto é, as pessoas que participam da sessão exercem de forma involuntária uma força imperceptível no indicador.
A junção da força de todas as pessoas envolvidas faz com que o objeto se mova.
Já os espiritualistas adeptos da prática acreditam que os espíritos fariam uso dos sentidos dos participantes da sessão para estabelecer a comunicação com os vivos.
O tabuleiro em si não possui poder, sendo apenas um instrumento de comunicação.
Variantes da Tábua Ouija
Em muitos países, incluindo o Brasil, há variantes bastante conhecidas no tabuleiro, como a brincadeira do copo. Nesse jogo, o copo irá fazer a função de indicador de respostas.
O compasso também é usado com a mesma finalidade de indicar resposta. Contudo, é preciso que haja no objeto que sirva de suporte para um lápis.
Críticas e reprovação por parte das igrejas
As igrejas criticam veemente o uso do tabuleiro por acreditarem que o objeto pode atrair maus espíritos que enganam as pessoas e também pode ser uma entrada para possessões demoníacas.
Se há mesmo comunicação dos mortos através do Tabuleiro Ouija é um mistério. O que é certo é que ele continuará fazendo parte do imaginário popular e sendo passado para as próximas gerações.