O amor sempre esteve presente nos seres humanos. Conhecido como o sentimento mais poderoso da vida, o amor nos traz um conforto e uma afeição por alguém ou por alguma coisa. Confira 25 fascinantes curiosidades sobre o amor.
Confira algumas curiosidades sobre o amor
- Aquela famosa poção do amor
- Historicamente, o suor tem sido um ingrediente ativo no perfume e nas poções de amor.
- Conhece o hipopituitarismo?
- Alguns indivíduos que afirmam nunca ter sentido amor romântico sofrem de hipopituitarismo, uma doença rara que não permite que uma pessoa sinta a êxtase do amor.
- Crença um tanto estranha
- Em Bali, os homens acreditavam que uma mulher só se apaixonaria se seu pretendente alimentasse um certo tipo de folha entalhada com a imagem de um deus que tinha um pênis muito grande.
- Os anéis de compromisso
- Anéis de noivado são frequentemente usados no quarto dedo da mão esquerda porque os gregos antigos mantinham a ideia de que esse dedo contém a vena amoris, ou a “veia do amor”, que corre direto para o coração. Os primeiros anéis de casamento registrados apareceram no antigo Egito, com o círculo representando a eternidade, bem como os poderosos deuses sol e lua.
- Sêmen também contribui para o amor
- O fluido seminal pode potencialmente contribuir para o amor romântico. Relatórios sugerem que o líquido que envolve o esperma contém dopamina (“o prazer químico”) e norepinefrina, bem como tirosina, um aminoácido que o cérebro precisa para fabricar dopamina.
- O Cupido
- O símbolo duradouro do amor, o Cupido (ou Eros) é dito ter vindo do Caos (“o vácuo do bocejo”) e representa as forças primitivas do amor e do desejo.
- O significado do “amor”
- O termo “amor” é do sânscrito lubhyati, que significa “desejo”.
- A origem de “lésbica”
- A palavra “lésbica” é derivada da ilha grega de Lesbos, onde a poetisa Safo compôs seus famosos poemas a suas famosas amantes femininas.
- Cinquenta Tons de Amor
- As rosas são um símbolo tradicional do amor e, dependendo da sua cor, podem sugerir diferentes tons de amor. Por exemplo, as rosas vermelhas indicam paixão e amor verdadeiro. A flor de própria cor rosa sugere desejo, paixão e energia. Rosa escuro sugere gratidão. As rosas amarelas podem significar a amizade ou o ciúme. Uma rosa cor lavanda ou sem espinhos pode significar amor à primeira vista. Rosas brancas significam virtude ou devoção. Algumas rosas ainda combinam cores para criar significados mais complicados.
- Medindo a cintura
- Homens europeus subconscientemente procuram mulheres cuja circunferência da cintura seja de cerca de 70% de seus quadris. Ícones de beleza como Audrey Hepburn, Vênus de Milo, e até mesmo Twiggy (Lesley Lawson) tinha uma razão de cintura de exatamente 70%.
- Rosto simétrico ajuda
- Homens e mulheres com rostos altamente simétricos tendem a ter mais amantes para escolher. Além disso, os homens com rostos simétricos começam a ter relações sexuais quatro anos antes, fazem mais sexo e têm mais casos do que seus pares desequilibrados. As mulheres também tendem a ter mais orgasmos com homens simétricos.
- O efeito de se apaixonar
- Quando uma pessoa se apaixona, a área tegmental ventral no cérebro inunda o núcleo caudado com dopamina. Esse mesmo núcleo então sinaliza para mais dopamina; quanto mais dopamina, maior a sensação de uma pessoa. O mesmo sistema é ativado quando alguém faz o uso da cocaína.
- O símbolo do amor
- Desde a Grécia antiga, a maçã tem sido um símbolo de amor. Os celtas acreditavam que a maçã representava o amor porque durava muito tempo depois de ser escolhida.
- A dor é real 🙁
- Romper com alguém que você ama desencadeia uma atividade na mesma parte do cérebro responsável pela dor física.
- Menos antidepressivos
- Os antidepressivos podem comprometer o amor romântico porque aumentam os níveis de serotonina. Altos níveis de serotonina afastam emoções e inibem pensamentos obsessivos sobre o amante, ambos componentes cruciais do amor.
- Não apenas símbolo de sorte
- Um trevo de quatro folhas é, muitas vezes, considerado como um símbolo de boa sorte, mas também é parte de um ritual de amor irlandês. Em algumas partes da Irlanda, se uma mulher come um trevo de quatro folhas enquanto pensa em um homem, supostamente ele vai se apaixonar por ela.
- Lógica um tanto confusa
- Alguns psicólogos argumentam que nos apaixonamos por alguém que seja semelhante aos nossos pais com quem tivemos problemas de infância não resolvidos, ignorando que estamos buscando resolver esse relacionamento de infância na idade adulta.
- Que se dane o que as pessoas pensam
- Quando alguém olha para um novo amor, os circuitos neurais que são geralmente associados com o julgamento social são eliminados.
- Como acontece nos filmes
- Estudos mostram que se um homem encontra uma mulher em uma situação perigosa (ou vice-versa), como em uma ponte trêmula, é mais provável que ele se apaixone por ela do que se ele a conheceu em um cenário mais comum, como em um escritório.
- Da culinária à sedução
- Os cientistas sugerem que o advento da culinária levou a alimentos mais saudáveis, que, por sua vez, levou a maiores cérebros e uma maior capacidade de atrair amantes em potencial.
- O nível de testosterona
- É mais provável que as mulheres ao redor do mundo se apaixonem por homens com ambição, instrução, riqueza, respeito, status, um sentido de humor, e que são mais altos do que elas. As mulheres também preferem as maçãs do rosto distintivas e uma mandíbula forte, que estão ligados aos níveis de testosterona. Durante a ovulação, as mulheres se tornam ainda mais interessadas em homens com sinais de testosterona.
- Esse foi pro harém preparado
- O chefe mexicano Montezuma considerou o chocolate como uma “droga amorosa” e bebeu 50 xícaras do alimento um dia antes de visitar seu harém (casa de prostituição) de 600 mulheres.
- Éramos apenas um
- Platão afirma em seu Simpósio que, inicialmente, todos os seres humanos eram seres inteiros, hermafroditas, com quatro mãos, quatro pernas, duas faces idênticas em uma cabeça ou pescoço, quatro orelhas e ambos os órgãos genitais. Quando esses seres lindos e fortes tentaram derrubar os deuses, Zeus os dividiu em dois, separando o homem da mulher – e criou o desejo inato dos seres humanos uns pelos outros para se sentirem novamente inteiros.
- Triste realidade
- Estima-se que 40 a 70% dos homicídios femininos são cometidos por seus amantes e cônjuges.
- Da maçã ao nó
- Muitas culturas usam os nós como símbolos de um amor eterno que não tem nem princípio nem fim. Jovens mulheres muçulmanas enviam mensagens de amor para seus amantes usando nós entrelaçados.
DEIXE UM COMENTÁRIO