A miopia é um distúrbio visual que caracteriza má visão a uma determinada distância. Trata-se da doença de visão mais comum entre os seres humanos – cerca de 1,5 bilhão de pessoas no mundo possuem o problema.
Em pessoas com miopia, não há convergência correta dos raios luminosos. As imagens de objetos distantes se formam diante da retina e não na própria. O que está longe do campo de visão, não é visualizado devidamente, no entanto, aquilo que está próximo dos olhos é visto normalmente.
Pesquisas recentes feitas pela Academia Americana de Oftalmologia estimam, ainda, que metade do mundo seja míope a partir do ano de 2050. O resultado do estudo está relacionado com uma situação que pode evitar a miopia: crianças que passam mais tempo em ambientes externos às suas residências tendem a não desenvolver a doença. Como o cenário atual é inverso, a expectativa é que o número de míopes aumente consideravelmente com o passar dos anos.
Apesar de ser tão comum na população mundial – cerca de 22% das pessoas têm a doença -, a miopia não é tão bem compreendida por quem não tem distúrbios visuais. A doença tem sido melhor entendida no geral, mas ainda há muitas pessoas que não sabem como enxerga um míope.
Diante disso, o artista sul-africano Philip Barlow decidiu fazer uma série de obras hiperrealistas que mostram como um míope enxerga o mundo. As pinturas têm o intuito de reproduzir como é viver com a doença em questão.
É evidente que com o devido tratamento e o uso de óculos de grau ou lentes de contato podem sanar o problema de imediato, bem como auxiliem no tratamento em longo prazo. No entanto, Barlow teve a ideia de mostrar como é a visão do míope de forma natural, sem a ajuda de nenhum recurso devido.
Como resultado, Philip Barlow desenvolveu quadros desfocados que representam situações cotidianas. A visão de míopes em praias, ruas e espaços públicos em geral foi devidamente apresentada nas imagens.