7 mitos equivocados sobre dietas que acreditamos ser verdade

0

Se você está querendo eliminar alguns quilinhos da balança, é imprescindível aliar seus exercícios com uma dieta balanceada. Algumas delas são simples e triviais, enquanto que outras são um pouco mais complexas e radicais.

Mas de qualquer forma, existem diversos mitos e crenças que cercam as dietas, e algumas delas, segundo a ciência, são falsas e não possuem fundamento algum. Confira abaixo sete delas:

1) Comidas sem gordura = um corpo livre de gorduras

dietas1

Nos anos 80, várias dietas imploravam para que todos adotassem um estilo de vida com alimentos com baixo teor de gordura. Recentemente, se tornou bem claro como que essa visão era equivocada. O cientista Michael Alderman garante que dietas com baixo teor de gordura podem ter contribuído para aumentar as taxas de obesidade e diabetes na população, e chamou essa recomendação de “experimento sem controle.”

Atualmente, sabemos que as gorduras são importantes para a saúde. Elas são importantes para garantir o funcionamento do cérebro, coração, pele e outros órgãos vitais, bem como a absorção de diversas vitaminas.

Além disso, a digestão de gorduras ajuda a suprimir a grelina, o hormônio que nos faz sentir fome, enquanto que, simultaneamente, estimula o lançamento de peptídeos que nos fazem sentir saciados. A descoberta foi feita em 2005 e publicada no American  Journal os Physiology, Endrocrinology and Metabolism.

Uma quantidade moderada de gordura também ajuda a diminuir o índice glicêmico (fator que diferencia os alimentos a partir de suas moléculas de glicose, e está relacionado com a glicemia, que é o nível de açúcar no sangue) de uma refeição, o que pode te satisfazer por um tempo maior.

2) Barras de cereal ajudam a emagrecer

dietas2

As famosas barras de cereal não deixam de ser um alimento processado. E é quase uma regra que alimentos processados podem sabotar qualquer dieta, por conta do fato de serem de absorção rápida e fácil para o nosso organismo.

Pense que os alimentos processados já são alimentos parcialmente digeridos. Eles deixam nosso sistema digestivo preguiçoso, conservam energia e encorajam o ganho de peso.

Em contraste, alimentos frescos e integrais precisam de taxas consideráveis de energia para serem digeridos. Isso inclusive ajuda a explicar por que comidas cruas ajudam a acelerar a perda de peso.

Muitos especialistas também não recomendam uma dieta composta exclusivamente de alimentos crus, mas evitar comidas processadas, até mesmo aquelas que garantem ser saudáveis, é um fator importante se você quiser perder peso.

3) “Beliscar” irá aumentar seu metabolismo e ajudar a emagrecer

dietas3

Uma dieta na qual é preciso ficar muito tempo sem comer é uma catástrofe, enquanto que “beliscar” também contribui para o ganho de algumas calorias.

O hábito de beliscar prejudica o ritmo do seu corpo ao se alimentar, pois dessa forma, é impossível se sentir saciado e matar a fome. “Se você não consegue se lembrar da última vez que se sentiu realmente com fome, não é um bom sinal”, disse um especialista.

Quando nos alimentamos de forma livre e continuamente, em qualquer hora e lugar, começamos a comer mais por estímulo e recompensa, ao invés de responder as necessidades de nosso corpo, de acordo com o doutor David Kessler. Esse é um hábito péssimo para qualquer dieta.

4) Gordura saturada desenvolve celulite e é péssima para o corpo

dietas4

A celulite não é diferente de qualquer outra gordura corporal, já que muitas delas também ficam depositadas em certos lugares do corpo. Qualquer excesso de gordura corporal é causado pelo aumento de calorias, independente se elas são oriundas do bacon, rosquinhas ou cenouras em palito.

Estudos antigos associaram a gordura saturada com a gordura trans, o que fez com que ela tivesse uma péssima reputação. Mas enquanto que a gordura trans é realmente prejudicial, a gordura saturada é encontrada em muitos produtos de origem animal, e ajuda no funcionamento de funções essenciais do nosso corpo, como estimular nosso sistema imune e proteger nossos órgãos de doenças.

E em pequenas quantidades, elas não prejudicam sua dieta. Ao invés de eliminá-las por completo da sua vida, cientistas sugerem você coma, no máximo, 20 gramas dela por dia, um terço da quantidade total de gorduras que você precisa diariamente. Um hambúrguer pequeno, por exemplo, tem um total de sete gramas de gordura saturada.

5) Você pode comer o que quiser, desde que você faça exercícios

dietas5

Pesquisadores afirmam que se exercitar não é uma maneira muito efetiva de se perder peso. Por exemplo, a quantidade de exercício necessária para se perder apenas meio quilo vai muito além do que muitas pessoas aguentam.

Portanto, se você está apenas se exercitando, saiba que isso não irá te ajudar muito. “Você consegue um impacto muito maior se controlar o que está comendo”, disse a pesquisadora Susan Carnell, da Universidade de Columbia, nos EUA.

Mas isso também não significa que você tenha de deixar sua rotina de exercícios de lado. Em adição a uma porção de benefícios para sua saúde, o que inclui proteger seu cérebro, coração e ossos, os exercícios são bons para manter seu peso e regular seu apetite, segundo Carnell.

6) Cerveja dá barriga

beer-glasses-on-outdoor-table

O álcool é uma forma de energia um pouco distinta das demais. Ela possui sete calorias por grama, o que, segundo cientistas, faz dela uma fonte de calorias “não trivial” (um grama de gordura possui nove calorias, enquanto que proteínas e carboidratos possuem quatro).

E imagine a surpresa quando um estudo, que levou 13 anos para ser concluído e contou com a participação de 19,220 mulheres ao redor dos EUA, descobriu que aquelas que não bebiam uma gota de álcool tinham mais propensão a ganhar peso do que as que ingeriam cerveja, vinho ou licor regularmente.

E a ligação permanecia forte mesmo com outros fatores em jogo, como rotina de exercícios, cuidados com a alimentação e o hábito de fumar ou não. “Nós temos a certeza de que a associação que observamos é por conta dos efeitos biológicos do álcool”, disse a pesquisadora Lu Wang, a principal responsável pelo estudo, que foi publicado em 2010 no jornal Archives of Internal Medicine.

No entanto, Wang lembra que o estudo foi feito com mulheres que se encontravam em um peso considerado saudável, e que ele não tem como objetivo promover o álcool como uma forma de perder peso.

7) Sucos detox, smoothies e refrigerantes de baixa caloria ajudam a perder peso

dietas7

No tempo em que precisávamos caçar para comer, “não existiam muitos líquidos que possuíam calorias”, lembra Caroline Apovian, pesquisadora da Universidade de Boston. Como resultado disso, nossos corpos, atualmente, acreditam que qualquer tipo de bebida possui menos calorias do que realmente tem, e que são menos satisfatórias que comida sólida. Assim, comemos mais para compensar.

Normalmente associados como vilões, os refrigerantes não são apenas os únicos culpados quando ganhamos peso. Sucos, smoothies e até mesmo várias “bebidas saudáveis” podem confundir o nosso contador interno de calorias e dificultar o controle do nosso peso.

E as bebidas diet? Pessoas que regularmente ingerem adoçantes artificiais estão mais sujeitas a ganhar peso, de acordo com um estudo publicado no jornal Obesity, em 2008. O motivo disso é que adoçantes artificiais aumentam o nosso desejo por alimentos ricos em calorias, apesar de que a ciência por trás disso ainda é motivo de discussão.

De qualquer forma, se você quer que as bebidas também te ajudem a emagrecer, é melhor tomar apenas água.

Fonte: Live Science
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com