Massa polar traz neve ao Brasil nesta semana

0

A massa de ar polar que provocou a maior nevasca desde 1971 em Santiago chegou ao Brasil no início desta semana. E a frente fria trouxe neve às terras tupiniquins.

O frio retornou nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Há previsões de friagem até no sul da Região Norte, conforme indica o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET). O clima fez com que caísse neve nas serras gaúcha.

Os primeiros flocos de neve foram registrados por volta das 10h, na cidade serrana de Canel (RS). Na noite de domingo (16), outros dois municípios gaúchos, Santana do Livramento e Pinheiro Machado, já haviam registrado pequenos flocos. A previsão é de que o frio se intensifique até a metade desta semana.

Na primeira quinzena de junho, as cidades serranas de Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula também foram contempladas com o fenômeno.

A Metsul Meteorologia aponta temperaturas abaixo de zero em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre. O Climatempo alerta ainda para o risco de geada na Região Sul e até no Mato Grosso do Sul.

Neve no Brasil

Apesar de ser escassa, a neve no Brasil ocorre em quase todos os anos nos estados da região Sul. Cidades como São Joaquim (SC), Urubici (SC) e São José dos Ausentes (RS), consideradas as mais frias do país, costumam ser contempladas pelo fenômeno.

Já houve registro de neve, ainda, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Porém, nessas regiões, o fenômeno é mais raro.

O recorde de neve em uma cidade brasileira foi registrado em Vacaria (RS), no dia 7 de agosto de 1879. Na ocasião, acumularam-se dois metros de precipitação.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com