Telhado solar de Elon Musk é mais barato do que telhas convencionais

0

A casa de Elon Musk funciona perfeitamente usando apenas energia solar. O CEO da Tesla fez esse interessante anúncio durante a análise do rendimento da empresa no segundo trimestre de 2017, onde ele revelou que ele próprio e Jeffrey B. Straubel, diretor de tecnologia, instalaram telhas solares em suas residências.

Para quem não reconhece o nome, Elon Reeve Musk é um empreendedor, filantropo e visionário sul-africano, canadense e estadunidense. Tem como destaque a criação e participação em empresas como o PayPal, a SpaceX e a Tesla Motors, trazendo várias tecnologias inovadoras nos últimos anos.

“Nós instalamos e trabalhamos com as telhas do telhado solar”, disse Musk aos investidores durante a teleconferência. A Tesla começou a tomar pré-encomendas para os modelos de azulejos cinza preto e liso em maio, com diversos pedidos dos EUA esperados para começar o envio ainda este ano.

Infelizmente, aqueles que não encomendaram imediatamente agora precisam passar por uma longa espera: os azulejos foram todos vendidos até o próximo ano em apenas 16 dias.

Espera-se que a empresa comece a receber ordens para os estilos restantes chamados de “Tuscan” e “Ardósia” em novembro, com entregas a partir do próximo ano. As compras internacionais devem começar a ser enviadas apenas no próximo ano.

Talvez o ponto mais surpreendente do novo telhado solar é que ele é oferecido a um preço competitivo. A Tesla fixou o preço em uma média de US$ 21,85 (R$ 68,42) por metro quadrado, o que coloca o preço final como sendo inferior ao custo da instalação de um telhado convencional – algo que é surpreendente.

O primeiro de muitos

Musk é um dos primeiros a ter as telhas funcionando. Quando ele anunciou os azulejos em outubro do ano passado, ele apresentou uma visão de futuro de uma casa com um modelo Tesla 3 na garagem, uma bateria de íon de lítio Powerpack na parede e um telhado feito de telhas solares.

Os azulejos forneceriam energia ao Powerpack, o que proporcionaria um fluxo constante de energia para o carro e a casa em todos os momentos do dia. Com o Powerpack já disponível e as remessas do Modelo 3 começando no mês passado, o azulejo foi o último pedaço faltando de sua visão a se tornar realidade.

Musk explicou que a produção da telha solar deve aumentar exponencialmente, de forma semelhante ao que aconteceu com a produção do Modelo 3. Isso significa que o crescimento inicial será lento, seguido de um aumento acentuado e terminando com um platô, onde Tesla produzirá um número consistentemente elevado de telhas por mês.

Se a empresa conseguir manter o preço tão competitivo, trazendo um material tão resistente e que ainda é capaz de produzir energia, é possível pensar que a maior parte das residências vão acabar usando as telhas de Musk (ou alguma versão parecida) em alguns anos.

Será que o futuro da produção de energia nas cidades é o de telhados cobertos por telhas produtoras de energia?

Inverse



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com