Na cidade norte-americana de Los Angeles, na Califórnia, a temperatura supera 40°C no verão. E o local é a primeira megalópole do mundo a testar o ‘cool pavement’ – o ‘pavimento fresco’.
A ideia proposta é revestir as ruas e avenidas da cidade de tinta branca, que reflete a luz solar. É um contraponto ao pavimento asfáltico normal, negro, que é capaz de absorver até 95% – e aumentar a sensação de calor.
Nas demonstrações, a adoção do piso branco resultou em queda de até 7°C na temperatura local. “Esperamos inspirar outros”, afirmou Greg Spotts, diretor adjunto de manutenção de vias de Los Angeles.
À imprensa, o executivo Jeff Luzar, vice-presidente da Guartop – companhia que fornece o revestimento – se mostrou empolgado com a novidade. “O calor aqui, sobre a superfície negra, é de 42°C, 43°C neste momento. E sobre a superfície já seca do outro lado, apesar de ter só uma camada de tinta branca e ainda precisar de uma segunda, é de 36°C”.
Em entrevista à AFP, George Ban-Weiss, professor adjunto de engenharia civil e ambiental da Universidade do Sul da Califórnia, disse que o ‘cool pavement’ é uma proposta interessante para combater as altas temperaturas. “O pavimento que reflete o calor do sol é uma das estratégias, assim como os tetos refratários ou o plantio de árvores, que as cidades podem aplicar para reduzir as temperaturas urbanas”, disse.