Uma tempestade solar gigante está prestes a atingir a Terra? Saiba mais

0

Rumores de uma tempestade solar gigante que poderia atingir a Terra nos próximos dias estão circulando pela internet e causando certo pânico entre as pessoas. Entenda o que realmente está acontecendo.

A Terra receberá de fato, um jato de radiação solar vindo de uma tempestade, porém, em uma intensidade baixa e bastante comum. Em uma escala de tempestades solares que vai até G5, esse evento é classificado como G1.

Isso acontece por que o Sol está na verdade em um período de baixa atividade. Todos os sistemas de previsão do tempo espacial afirmam que a atividade solar nos próximos dias será quase inexistente, como vem acontecendo na etapa atual do ciclo solar, que dura cerca de 11 anos.

Os efeitos causados por essa tempestade provavelmente nem serão sentidos na Terra. No máximo, haverá algumas falhas em sistemas de GPS ou em algumas redes de energia. Também é possível que as pessoas no polo norte e no polo sul consigam assistir um espetáculo de aurora boreal, que pode durar em torno de 30 minutos.

A aurora boreal é um fenômeno que ocorre quando as partículas de radiação solar reagem com o campo magnético da Terra, o que resulta no show de luzes coloridas no céu.

Campo magnético, o escudo do planeta

Tempestades solares acontecem com frequência e seus efeitos só não nos causam mais problemas por causa do campo magnético que envolve o planeta, mas poderemos ter problemas com isso em breve.

De tempos em tempos o campo magnético terrestre inverte os polos e isso está prestes a acontecer. O processo de inversão pode durar centenas de anos e enquanto não se completa, o campo magnético pode ficar enfraquecido.

A inversão já começou segundo os cientistas, isso significa que é grande a chance de que uma tempestade solar atinja a Terra com toda sua força em um futuro próximo.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com