Conheça a história da lâmpada que está acesa desde 1901 nos EUA

0

Quanto tempo dura uma lâmpada moderna? Meses? Anos? Uma lâmpada está acesa nos Estados Unidos desde 1901 e não dá o menor sinal de que vai se apagar. Conheça a história da Centennial Bulb (Lâmpada Centenária, em tradução livre), uma verdadeira relíquia em pleno funcionamento.

Ela fica em um quartel do corpo de bombeiros na cidade de Livermore, no estado da Califórnia. Foi instalada em 1901, quando era ainda uma verdadeira inovação tecnológica, para que os bombeiros pudessem manter os alojamentos com luz mesmo a noite, facilitando assim para que respondessem aos chamados noturnos com mais rapidez.

A lâmpada foi doada por um empresário da cidade e foi fabricada manualmente, como inúmeras outras que saíram da mesma fábrica, a Shelby Eletronic Company, em 1897. As diferenças em relação a outras lâmpadas comuns ficam no formato, um pouco mais arredondado e nos filamentos incandescentes, que são 8 vezes mais grossos do que os comuns. Mas isso não explica tamanha duração.

Entre os motivos que podem ter levado a lâmpada a entrar para o Guinness Book está o fato de que ela nunca foi oficialmente desligada, já que a operação de ligar e desligar as lâmpadas incandescentes acaba enfraquecendo os filamentos e diminuindo sua vida útil.

Mudanças

A lâmpada centenária só foi apagada em quedas eventuais de energia e também em duas oportunidades, quando o quartel dos bombeiros mudou de sede. A primeira foi poucos anos após sua instalação e a segunda foi já em 1976, quando a lâmpada já era uma recordista.

Nas duas ocasiões, os bombeiros optaram por cortar o fio que ligava a lâmpada, já que a tentativa de tirá-la do soquete em que foi colocada em 1901 poderia quebrar o fino e delicado vidro. A lâmpada foi transportada com todo o cuidado por um carro dos bombeiros e na segunda vez teve até escolta da polícia.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com