4 destinos que mostram a versatilidade artística da natureza

0

Assim como os seres humanos, que também são parte da natureza, há paisagens que têm belezas únicas. Elas possuem solos ou outros elementos que são iguais em outras partes do planeta, mas ao mesmo tempo abrigam formas esculpidas por agentes da natureza que as tornam diferentes das demais.

A chuva, o vento, o calor, o frio e outros fatores atuam como verdadeiros artesãos e moldam formações rochosas e outros objetos de maneiras surpreendentes. Conhecer essas belezas naturais proporciona não só fotos incríveis para eternizar o momento, como também experiências únicas. Pensando nisso, separamos algumas formações geológicas impressionantes para se conhecer:

Wave Rock

O próprio nome entrega o diferencial dessa rocha, podendo ser traduzido como “rocha da onda”. Essa formação rochosa, que fica na Austrália, se apresenta em forma de parede de granito, com 15 metros de altura e uma curvatura que se assemelha muito a uma grande onda congelada.

Geólogos estimam que, para gerar esse efeito, elementos da natureza erodiram a rocha por 2,7 bilhões de anos.

Olho do Saara

Localizada na Mauritânia, essa formação geológica só foi descoberta por imagens feitas do espaço sideral. Essa “escultura” nada mais é que uma cratera no meio do Deserto do Saara que se assemelha à figura de um olho.

Cientistas acreditam que o olho do Saara tenha se formado há 100 milhões de anos pelo movimento de placas tectônicas, somado a erosões e atividades de vulcões. A princípio, havia teorias sobre essa cratera ser resultado do impacto de cometas, asteroides, meteoros e outros corpos astronômicos.

Vulcões de lama

Para quem teme ver um vulcão de lava a certa proximidade, o Azerbaijão abriga uma grande quantidade de vulcões de lama, considerados mistérios geológicos. Há cerca de 300 desses vulcões espalhados por todo o país – entre eles, subaquáticos, subterrâneos, insulares, ativos e adormecidos.

A profundidade desses vulcões varia entre 10 km e 15 km, e eles possuem mais de 90 minerais.

Lençóis Maranhenses

A bela paisagem está localizada no Brasil, e é resultado de um processo geológico que combina dunas enormes com as águas do Rio Preguiças. A visão que encanta os turistas remete a pequenas lagoas em meio aos montes de areia, criando o efeito de oásis desértico.

Os Lençóis Maranhenses permitem ver cenários diferentes, dependendo da época do ano. Após as chuvas, entre abril e agosto, é possível visualizar melhor as lagoas. Já entre outubro e dezembro, no auge da seca, as lagoas desaparecem, e predomina uma paisagem coberta de dunas de areia, semelhante aos desertos secos.

Descobrir como a natureza traz essa exposição artística ao ar livre e ainda aprender sobre  como os fatores naturais são capazes de esculpir objetos por centenas ou milhares de anos pode nos fazer reconsiderar a diversão por trás das telas de computadores e celulares.

Essa experiência pode ser ainda mais apreciada por profissionais que investigam a fauna e a flora, como biólogos e geólogos. Para quem não sabe o que faz um geólogo, ele estuda a composição e a estrutura do planeta, enquanto os biólogos têm um foco maior no estudo da natureza.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com