5 personalidades famosas que podem nunca ter existido

0

Hoje, com o acesso à informação graças à internet, é muito fácil para qualquer pessoa fazer uma pesquisa sobre a biografia de uma personalidade histórica, uma vez que a história é melhor preservada agora. Mas, infelizmente, nem sempre foi assim. Muitos fatos sobre diversas figuras históricas não foram escritos enquanto elas ainda estavam vivas. Muitas vezes suas historias eram escritas depois de anos – às vezes décadas ou mesmo séculos – depois de suas mortes.

Levando em conta este período de tempo, a prova da própria existência do indivíduo pode ter se deteriorado ou completamente se perdido ao longo do seculos. Com isso em mente, abaixo estão alguns exemplos de pessoas famosas que podem nunca ter existido, pelo menos da forma como conhecemos.

Homero

homero

Homero foi um poeta grego e autor dos épicos e mitológicos livros “Ilíada” e “Odisséia”. Você pode até nunca ter ouvido falar destes livros, mas eles influenciaram muitos outros autores famosos de hoje. Apesar da popularidade e importância destes épicos, seu autor permanece envolto em mistério. Por um lado, Homero pode nunca ter sido o criador dos contos, que provavelmente precederam Homero por pelo menos cerca de 1.000 anos. Ele pode, simplesmente, ter sido o primeiro a escrevê-los. Alguns até dizem que Homero era cego, enquanto outros levantam a hipótese de que na verdade Homero era uma mulher.

Alguns historiadores acreditam que Homero não era uma pessoa única, mas sim um grupo de estudiosos e escritores gregos. Estes questionamentos sobre sua identidade e existência são, notoriamente, chamados de “Perguntas Homéricas”. No fim das contas, nós provavelmente nunca saberemos a resposta para esta pergunta, mas uma coisa é certa: o legado das obras de Homero continuará influenciando a muitos.

Rei Arthur

rei-arthur

Provavelmente você já ouviu falar, ou melhor, leu sobre as histórias do Rei Artur. O rei britânico Artur diz ter reivindicado a espada Excalibur, da Dama do Lago e encontrado o famoso “Santo Graal”. Estas histórias fantásticas são claramente uma mistura de folclore com fatos reais, mas será que a lenda do Rei Arthur foi baseada em um homem real? Os primeiros contos de Arthur apareceram por volta do século 9, e narram suas batalhas contra os exércitos saxões.

Alguns historiadores sugerem que o comandante militar romano Lucius Artorius Castus, como um possível candidato. O filme “Rei Arthur”, de 2004, estrelado por Clive Owen, segue esta linha de raciocínio e o retrata como um soldado romano. Outros sugerem Riothamus, líder militar do século quinto e apelidado de “Rei dos Britânicos” por alguns historiadores. Em qualquer caso, estamos razoavelmente confiantes de que o Rei Arthur de fato existiu, mas já suas lendas carecem de provas.

Robin Hood

robin-hood

O lendário herói inglês Robin Hood ficou bem conhecido por roubar dos ricos para dar aos pobres. Sempre com sua gangue na floresta de Sherwood, Robin Hood vivia a cortejar seu interesse amoroso, Maid Marian. As histórias são certamente fictícias, mas Robin Hood era uma pessoa real ou simplesmente um personagem baseado em homem? Com toda certeza, é impossível dizer se um indivíduo inspirou a criação da lenda. Suas histórias são totalmente inventadas ou são uma combinação de elementos retirados de diferentes fontes históricas.

Identificar uma única pessoa como base para o famoso fora da lei é algo extremamente difícil. Suas histórias começaram a se popularizar nos séculos 13 e 14, quando um suposto bandido inglês começou a ser chamado de Robin Hood. No entanto, alguns historiadores especulam que Robin Hood foi baseado, em parte, no nobre Fulk FitzWarin, um lorde que se rebelou contra o rei John (um dos inimigos de Robin Hood, como é descrito em suas historias).

A vida de FitzWarin mais tarde foi transformada em conto medieval chamado “Fouke le Fitz Waryn”, que tem algumas semelhanças com as histórias de Robin Hood. Se ele serviu de base para a lenda, essa mudança de nome foi uma boa decisão. Fulk FitzWarin não é, exatamente, um nome que causaria algum impacto na época.

William Tell

william-tell

William Tell foi um herói do povo suíço. Ele supostamente viveu na Suíça durante o início do século 14, quando a dinastia de Habsburgo da Áustria governava a terra. Como conta a história, um oficial austríaco levantou um poste na cidade de Altdorf e pendurou seu chapéu em cima dele, exigindo que todos os habitantes da cidade se curvassem diante do chapéu. Um dia William Tell, um camponês local, que estava acompanhado por seu filho, se recusou a curvar diante do poste com o chapéu. Em resposta, os austríacos o forçaram a atirar em uma maçã colocada sob a cabeça de seu filho ou iriam executa-lo. Ele então carregou sua besta e habilmente atirou na maçã. Pouco tempo após o ocorrido, William Tell passou a liderar uma pequena revolta contra os austríacos.

William Tell é, essencialmente, uma versão suíça de Robin Hood e, assim como ele, provavelmente nunca existiu. A história da maçã é extremamente semelhante a um conto popular Viking, que provavelmente serviu de inspiração para a lenda William Tell.

Jesus de Nazaré

Jesus-nazareth

O consenso entre os historiadores é que a figura religiosa Jesus de Nazaré (isto é, Jesus Cristo) pode ter sido uma pessoa real. No entanto, algumas dúvidas permanecem.

Uma recente pesquisa na Inglaterra, por exemplo, descobriu que cerca de 40% da população do país não acreditava que Jesus era uma pessoa real. Eles acreditam que Jesus era, provavelmente, um homem que viveu durante a ocupação romana da atual Israel. Um pregador judeu com muitos seguidores a quem as autoridades romanas, eventualmente, executaram.

Se ele realizou todas as proezas divinas descritas pela Bíblia, é uma questão de interpretação religiosa individual.



fonte: grunge
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com