Uma nova tecnologia pode revolucionar o mundo tanto quanto uma informação errada pode se concretizar nas nossas mentes.
Pensando nisso, aqui estão alguns fatos que a maioria assume ser verdade sobre a tecnologia, mas estão errados.
1) Mac não pega vírus
“Um Mac não é suscetível aos milhares de vírus dos computadores Windows” disse uma campanha promocional da Apple. E pronto, meio mundo entendeu que simplesmente não existe vírus pro Mac, enquanto, na verdade, existe sim e muitos, só são completamente diferentes. Pra sua informação, plantas ficam doentes tanto quanto animais, só que de uma maneira bem diferente. É tipo isso: dois sistemas diferentes, ambos suscetíveis a problemas muito similares.
Essa campanha deu problema pra Apple quando o vírus Trojan infectou mais do que 500 mil dos seus computadores. Recentemente, em 2016, foi descoberto que o Mac também pode ser afetado pelo vírus Ransomware, que bloqueia arquivos do usuário e o obriga a enviar dinheiro pros hackers pra desbloqueá-los. Em outras palavras, pague um dinheirinho extra num bom antivírus e cuidado com o que você baixa nos cantos obscuros da Internet, independentemente do seu sistema operacional.
2) Recarregar vicia a bateria
Outro mito comum é que deixar um celular, notebook ou qualquer coisa carregando a noite toda vai sobrecarregar e danificar sua bateria. Isso pode ter sido verdade anos atrás, mas a maioria dos aparelhos de hoje tem uma bateria “inteligente”, que sabe quando está totalmente carregada e para de absorver mais energia nesse ponto. Então, pode deixar o seu celular carregando à vontade, a menos que ele tenha 20 anos de idade.
Também é errado dizer que os celulares modernos têm memória. As baterias antigas também se viciavam a apenas recarregar a partir de 25% da sua capacidade, caso chegassem a zero com frequência. Novamente, isso não é um problema hoje em dia, sem desespero.
3) Cabos HDMI mais caros são melhores
Você realmente acredita que precisa pagar mais de R$ 100,00 só pra conectar o seu videogame na televisão? Muitos vendedores até argumentam que cabos HDMI mais caros transmitem melhor a informação e melhoram a qualidade da imagem, mas isso é lorota. Pergunte ao seu pai se vale a pena gastar muito na afiação elétrica da sua casa e veja o que ele responde. A lógica é a mesma: cabos caros não conduzem energia melhor.
Em alguns pontos, um cabo mais caro pode ser melhor – como a sua durabilidade. De qualquer forma, é melhor pedir a opinião dos consumidores em vez dos vendedores antes de decidir o quanto vai gastar num simples cabo.
4) World Wide Web = Internet
Muita gente usa os termos Internet e World Wide Web como sinônimos – ledo engano. A Internet foi criada em 1958 pra conectar aparelhos e sistemas por todo o globo e agilizar a comunicação – com o propósito de guerra, diga-se de passagem. A World Wid Web, por outro lado, foi fundada em 1989 pra transmitir informações ao digitar um URL específico no seu navegador. Outras formas de trocar informações na Internet funcionam através de sistemas diferentes, como emails, chats etc. A Web é apenas um desses métodos, então confundir as duas coisas é como dizer que todos os aracnídeos são aranhas.
5) Tor e VPNs mascaram a sua identidade
Falando em navegadores, o Tor promete anonimato na Internet através da criptografia do seu servidor. Mas o Tor cumpre o que promete? Pouco provável. Um simples JavaScript poderia denunciar o seu IP. Sem falar que o Tor é notoriamente lento, então sem chances de você assistir Westworld com qualquer conforto.
Virtual Private Networks – VPNs – também promete anonimato, mas sem tantas mentiras. Simplesmente não existe 100% de anonimato na Internet, aceita que dói menos. Se você não estiver fazendo nada ilícito, apenas continue baixando seus Torrents e pare de divinizar Tor e VPNs. E se estiver fazendo, simplesmente pare. Como diz o ditado: você não é inteligente ou culto, apenas tem acesso à Internet.
Continue a ver o restante dos mitos sobre tecnologia: clique em “Próxima página” para prosseguir
–