Afinal, tomar remédio vencido faz mal à saúde? Entenda

0

Você já deve ter passado pela seguinte situação: você foi tomar um medicamento por estar doente ou passando mal, mas notou que a data de vencimento já havia expirado. Mas afinal, realmente faz mal à saúde tomar remédio vencido ou isso é apenas um mito?

Para início de conversa, já podemos adiantar que essa história de que tomar remédio vencido faz mal é realmente um mito. A verdade é que a data de vencimento é usada pelas empresas farmacêuticas apenas como forma de te dizer que o medicamento pode ser usado com “potência máxima” até determinado dia.

Ou seja, aquele comprimido de ibuprofeno vencido que você encontrou perdido em sua casa ainda pode ser utilizado, diferente do que acontece com os alimentos. No entanto, seus efeitos podem não ser os mesmos de quando ele ainda estava “bom.”

“Na última vez que chequei, não vi nenhum tipo de documentação que afirmava que medicamentos vencidos causaram problemas nas pessoas”, explicou Lee Cantrell, diretor do Sistema de Controle de Venenos da Califórnia.

Cantrell, inclusive, disse que há alguns anos, examinou uma carga de medicamentos antiga, que incluíam anti-histamínicos, analgésicos e pílulas para emagrecer. E que muitos desses remédios ainda poderiam ser utilizados.

“Descobrimos que alguns desses medicamentos, que já tinham 40 anos desde que foram fabricados, ainda tinham máxima potência”, afirmou Cantrell, que relatou o que viu em um estudo publicado no JAMA Internal Medicine em 2017.

No entanto, a questão de quanto tempo um remédio vencido continua seguro e efetivo para uso ainda é motivo de debates. Até por que, não existem muitos estudos a respeito desta questão. Segundo Cantrell, apenas as companhias farmacêuticas conseguem bancar pesquisas dessa natureza a longo prazo, mas elas não fazem isso de propósito. Afinal, se o remédio está vencido, você naturalmente comprará outro.

Um estudo feito em 2006 pela Associação Médica Americana testou 122 remédios diferentes e chegou a conclusão de que, em média, eles ainda têm uma vida útil de quatro anos além da data de vencimento.

De qualquer forma, o FDA, o órgão que fiscaliza alimentos e medicamentos nos EUA, ainda recomenda às pessoas que evitem tomar remédio vencido, especialmente antibióticos.

“Alguns medicamentos vencidos estão sob risco de crescimento bacteriano e antibióticos potentes podem falhar no tratamento de infecções, o que pode resultar em complicações e doenças mais sérias e resistência aos antibióticos”, diz a agência, em seu site.



Veja também:   Qual é a diferença entre socialismo e comunismo? Entenda

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com