Turcos, árabes e persas: as diferenças entre os povos do Oriente Médio

0

No Brasil, acabam entrando na mesma categoria, chamados geralmente de turcos, ou árabes. No entanto, os povos do Oriente Médio possuem tantas diferenças quanto semelhanças, e elas envolvem não só cultura mas também a religião. Além disso, existem muitos outros grupos étnicos vivendo na região e nem sempre eles fazem parte dos árabes ou dos turcos, com origens ainda mais diversas.

Embora causem confusão em quem só ouve essas denominações nos noticiários, as diferenças são bem claras. O maior desses grupos é o dos árabes, etnia muito presente em todos os países do Oriente Médio e também do norte do continente africano. São em sua maioria muçulmanos, seguidores da religião islâmica, mas isso não é necessariamente uma regra, já que o principal elo que os une é o idioma árabe, falado em diversos dialetos, mas com alto grau de compreensão entre todos eles.

Já os turcos, são na verdade um povo vindo da Ásia central, que migrou ainda na idade média para o local onde hoje fica a Turquia, república remanescente do antigo Império Otomano. A confusão entre árabes e turcos se dá pelo fato de que o Império Otomano dominava grande parte do território árabe, então quando chegavam ao Brasil, eram confundidos os árabes cidadãos otomanos e os turcos verdadeiros.

Persas e curdos, quase europeus

O terceiro desses grupos étnicos confundidos no Brasil é o dos persas, que habitam principalmente o atual Irã. Eles são descendentes dos povos indo-europeus, ou seja, possuem ancestrais em comum com os povos da Europa. Paulo Daniel Farah, professor de Língua, Literatura e Cultura Árabes da Universidade de São Paulo, explica a diferença linguística. “Sendo uma língua indo-européia, o persa é mais próximo do português que do árabe”, afirma o especialista. No entanto, o alfabeto árabe é mais usado, devido ao contato com os vizinhos.

Há ainda os curdos, um povo que vive distribuído entre vários países da região do Oriente Médio, incluindo Turquia, Síria, Iraque, Irã e Armênia. Seu idioma também é indo-europeu, como o dos persas, mas não são inteligíveis entre si. Persas e curdos são em sua maioria muçulmanos, religião nascida entre os árabes, o que ajuda a complicar ainda mais o entendimento das diferenças entre esses povos.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com