Álcool de cozinha e bebida alcoólica servem como combustível? Entenda

0

Os carros a álcool foram muito populares no Brasil há alguns anos e os motores Flex ainda são, mas isso significa que qualquer tipo de álcool serve como combustível? Apesar de usarmos a mesma palavra para nos referirmos tanto ao álcool de cozinha e bebidas alcoólicas como ao combustível, essas substâncias são bem diferentes entre si. Tentar “embebedar” o carro definitivamente não é uma boa ideia.

Acontece que o álcool usado como combustível é o chamado etanol, que tem apenas 4% de água em sua composição, sendo bem mais puro. Essa pouca quantidade de água já é suficiente para gerar aquela fumaça no escapamento junto com o gás carbônico, bem típica de carros movidos a álcool, especialmente naqueles dias mais frios. Ele é tratado pra ser usado como combustível.

Já o álcool de cozinha, ou aquele presente em bebidas alcoólicas, é o chamado álcool hidratado. Neles, a quantidade de água é muito maior, podendo ultrapassar os 50%. Dessa forma, tentar utilizá-los como combustível é simplesmente pouco eficiente, já que você vai gerar mais vapor de água do que outra coisa durante a queima do combustível improvisado.

Quando aconteceu a greve dos caminhoneiros em 2018 e o país inteiro sofreu uma escassez de combustível, a criatividade do brasileiro falou mais alto e muita gente tentou tal gambiarra, com resultados variados. Quem gostou foram os mecânicos, já que o Brasil possui a maior frota de carros Flex do mundo e nessa ocasião, boa parte desses veículos precisou passar por uma boa revisão.

Veja também:   Maior serial killer dos EUA é descoberto e número de mortes impressiona

E se não tiver jeito?

É claro que emergências são imprevisíveis e em algum momento as pessoas podem se ver sem combustíveis, podendo querer apelar para o álcool de cozinha ou da bebida. Nesse caso, é importante ressaltar que o abastecimento deve ser feito por conta e risco do dono do carro e os resultados podem não ser os esperados.

Quem for aderir a essa medida desesperada deve preferir o de cozinha, de preferência o mais puro possível, com cerca de 90% de concentração. A bebida, como uma cachaça, por exemplo, vai ser ainda menos eficiente e pode causar mais danos, já que tem outros elementos em sua composição, que podem e vão entupir passagens no motor.

O álcool em gel, usado para higienização, simplesmente não funcionaria.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com