Anvisa registra remédio à base de maconha pela primeira vez no Brasil

0

A questão da legalização das drogas é, e sempre será, um tabu em diversos lugares do globo. Mas os defensores do seu uso para fins medicinais no Brasil ganharam um motivo para comemorar: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou, nesta semana, um medicamento à base de maconha. É o primeiro remédio que possui a Cannabis sativa em sua composição aprovado no país.

O nome comercial do medicamento é Mevatyl, e contém o composto canabidiol em concentração de 25 mg/ml. Ele é indicado para pacientes adultos com espasticidade (distúrbio motor frequente nos músculos de pacientes com lesões no sistema nervoso) de grave a moderada relacionada à esclerose múltipla, caso o tratamento com outros remédios não funcionem. A droga já é encontrada em diversos outros países, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Suiça e Israel.

Veja também:   Veja 8 curiosidades bizarras sobre a maconha

Entretanto, não ache que será fácil comprar o Mevatyl por aí. A Anvisa já deixou claro que o medicamento não é para tratar epilepsia e nem deve ser utilizado por pessoas com menos de 18 anos.

Vale ressaltar que a Anvisa já liberava o uso de medicamentos importados à base de Cannabis sativa que fossem comprados em outros países.

Preço será definido por comitê

Com a aprovação do Mevatyl no mercado brasileiro, agora é necessário esperar a definição de seu preço, para que comece a ser vendido no país. Quem determina o valor é o Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, órgão coordenado pela Anvisa e que é composto por representantes do Ministério da Fazenda, Saúde, Justiça, Desenvolvimento e Casa Civil.

Veja também:   10 mitos comuns sobre a maconha

Apesar da regulamentação, o Metavyl, na realidade, será fabricado no Reino Unido, pela empresa GW Pharma Limited. Ele será distribuído no Brasil pela Beaufour Ipsen Farmacêutica.

Texto por Augusto Ikeda, edição por Igor Miranda.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com