Ar condicionado pode acelerar o aquecimento global, revela estudo

0

Em um país tropical como o nosso, qualquer pessoa gostaria de ter um ar condicionado em sua para se refrescar, não é mesmo? Mas no fundo, a alta eletricidade gasta para manter os aparelhos funcionando pode agravar o aquecimento global. E por um simples motivo.

Um relatório publicado na última semana pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) mostra que o número de aparelhos de ar condicionado deve aumentar vertiginosamente no planeta até 2050 (dos atuais 1,6 bilhão para 5,6 bilhões). E isso poderá sobrecarregar a rede elétrica de muitos países.

Daqui há 32 anos, os aparelhos de ar condicionado de todo o mundo podem consumir uma eletricidade semelhante ao que toda a China gasta atualmente em suas atividades. E isso faria usinas de energia de carvão e gás natural aumentarem a emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa em nosso planeta.

Atualmente, essas usinas de energia emitem 1,25 bilhão de toneladas desses gases. Já a expectativa para 2050 é de 2,28 bilhões. Muito por conta do provável aumento do uso do ar condicionado, o que só agravaria o problema do aquecimento global.

Vale lembrar que os aparelhos de ar condicionado gastam bastante energia, então eles estão concentrados em países mais ricos, como Estados Unidos e Japão. Mas como muitos países do globo estão em crescimento econômico, serão eles os responsáveis pelo aumento nessa demanda, como Índia, China e Indonésia.

E de certa forma, podemos citar também o Brasil, já que cada vez mais domicílios possuem pelo menos um aparelho de ar condicionado.

Mas talvez a solução não seja encontrar alternativas e pedir para as pessoas não utilizarem o ar condicionado. De acordo com especialistas, o ideal é tentar desenvolver aparelhos que não gastem tanta energia elétrica. Com a atual tecnologia que temos em mãos, esperamos que essa ideia se concretize um dia.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com