Arqueólogos encontram possível tumba do Papai Noel no sul da Turquia

0

Independente de tudo que você já escutou e se você acredita ou não no Papai Noel, arqueólogos turcos afirmam ter encontrado o que seria a tumba de São Nicolau, o santo que inspirou o mito moderno da figura mais popular do Natal.

Após três meses de investigações, os arqueólogos turcos encontram o que aparenta ser um templo intacto e um cemitério abaixo da Igreja de São Nicolau, que fica na província de Antalya, no sul da Turquia, em uma cidade chamada Demre, onde se acredita que o “Papai Noel” se tornou bispo e faleceu.

Para conseguir detectar a estrutura, os arqueólogos precisaram usar uma espécie de raio-X. Mas segundo o diretor de levantamentos e monumentos de Antalya, Cemil Karabayram, foi difícil conseguir entrar no local, por conta da presença de várias pedras e mosaicos no chão, que precisaram ser removidas com cuidado para que continuassem preservadas.

“Obtivemos resultados muito bons, mas o verdadeiro trabalho começa agora. Vamos chegar ao fundo e talvez encontremos o corpo imaculado de São Nicolau”, disse Cemil.

Possível tumba de São Nicolau
Possível tumba de São Nicolau

Reescrever os livros de história

Se a descoberta realmente for verdade, alguns livros de histórias podem ter de ser reescritos.

A razão é que muitos historiadores não concordam com o local em que os restos de São Nicolau podem estar. O motivo é que muitos acreditam que o corpo do santo acabou sendo transportado até a cidade de Bari, na Itália, por comerciantes italianos em 1087, 700 anos após a morte do santo.

  Coreia do Norte ameaça testar bomba nuclear de hidrogênio no Pacífico

Marinheiros podem ter contrabandeado ou roubado os restos mortais de São Nicolau por que Demre (que, na época, se chamava Mira) estava sob ataque frequente dos turcos Seljuk. Como a igreja foi destruída e reconstruída, isso explicaria o motivo da retirada dos restos mortais de São Nicolau do local.

Só que os historiadores turcos não concordam com esses fatos. Eles afirmam que o corpo, na realidade, seria de um padre, e que o Papai Noel foi enterrado em uma câmara que permaneceu intacta, mesmo após o conflito, a mesma que acabou de ser descoberta pelos arqueólogos.

Conclusão prematura

No entanto, a descoberta ainda não é vista com bons olhos para algumas pessoas. Carol Meyers, que dirige uma organização dedicada ao legado de São Nicolau, se mostrou desconfiada. “Essa especulação é prematura. Se as relíquias forem encontradas, precisarão ser datadas e examinadas por especialistas internacionais. Os turcos, é claro, estão muito interessados em promover o turismo”, disse, para o site da National Geographic.

Esse é ponto a se considerar, já os próprios arqueólogos já tem ciência de que a descoberta pode ter um potencial enorme para o turismo turco, pois a cidade de Demre já se beneficia, financeiramente, de sua associação com o Papai Noel.

“Os olhos do mundo estarão voltados para cá. Nosso turismo terá um grande momento. Após muitos anos ganharemos dinheiro graças ao Papai Noel” disse Cemil Karabayram.

  As 9 cidades submersas mais misteriosas do mundo

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com