Como seria se todas as árvores do mundo desaparecessem?

0

As queimadas na Amazônia e outros problemas ambientais nos fazem pensar a respeito das inúmeras árvores que acabam perecendo. E se isso acontecesse a nível mundial? Árvores e florestas são elementos chave de vários sistemas e biomas, além de gerarem recursos tão importantes quanto ar puro ou mesmo madeira para construção. Um mundo em que elas não existem mais seria realmente o pior dos cenários.

O primeiro impacto da extinção das árvores seria sentido na vida animal, bem como vegetal e até fungos e bactérias. Extinções em massa ocorreriam em todos os grupos de seres vivos, em uma escala vista poucas vezes ao longo da história da Terra. O planeta, em si, também sofreria com as mudanças climáticas. Chuvas diminuiriam drasticamente e, quando ocorressem, gerariam inundações de enormes proporções, já que o solo estaria seco e menos propenso a absorver água.

A ausência de árvores também afetaria o ciclo do carbono, que seria liberado no ar em quantidades muito maiores, sem nada capaz de absorvê-lo na mesma intensidade. As consequências disso seriam um aquecimento global muito mais acelerado, que aliado ao aumento da acidez da água dos rios e oceanos, mataria praticamente todas as formas de vida, terrestres e aquáticas, com alguns poucos sobreviventes em um planeta totalmente em colapso, como as águas-vivas, por exemplo.

Humanidade

Os seres humanos seriam duramente afetados pela extinção das árvores, ainda antes de todo o colapso biológico e ambiental. Primeiramente a economia seria impactada, já que recursos básicos, como a própria madeira, simplesmente não estariam mais disponíveis, afetando indústrias e inúmeros serviços. O setor agrícola seria um dos mais castigados, levando a escassez de alimentos em todo o mundo.

Veja também:   Como seria se o Brasil tivesse uma bomba atômica?

Como se isso já não fosse o bastante, o desflorestamento a nível mundial ainda impactaria na saúde dos seres humanos, com um ar de qualidade absurdamente baixa, além de terreno fértil para epidemias e até mesmo problemas de ordem psicológica, que podem ser resolvidos ou amenizados com a presença de árvores.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com