Muitas vezes as pessoas se perguntam: “será que os astronautas da Estação Espacial podem ver as estrelas”? O astronauta Jack Fischer forneceu uma resposta inequívoca, dizendo um sonoro “sim” com uma publicação recente no Twitter de um timelapse feito diretamente da ISS (Estação Espacial Internacional).
Fischer capturou o arco da Via Láctea em toda a sua glória, durante um tempo determinado, dizendo que todo esse processo faz com que a nossa galáxia “pinte o céu em uma camada de algo incrível”.
Mas nesse momento, você pode estar pensando: “como pode ser isso, eu pensei que os astronautas na Lua não podiam ver nenhuma estrela, então, como alguém pode ver as estrelas no espaço”?
Na verdade, é um equívoco comum pensar que os astronautas da Apolo não viram nenhuma estrela. Enquanto as estrelas não aparecem nas fotos das missões espaciais da Apollo, isso ocorre porque a exposição da câmera foi configurada para permitir boas imagens da brilhante superfície lunar iluminada pelo sol, que incluiu os astronautas com roupas brancas e espaçonaves brilhantes.
Os astronautas da Apolo relataram que podiam, sim, ver as estrelas mais brilhantes se estivessem à sombra do Módulo Lunar, e também viram estrelas enquanto orbitavam o lado oposto da Lua.
Al Worden, da Apollo 15, disse que o céu estava “inundado de estrelas” na vista do lado oposto da Lua, que não estava em plena luz do dia. Assim como os observadores na Terra precisam de céus escuros para ver as estrelas, o mesmo também é necessário quando você está no espaço.
A coisa legal de estar na ISS é que os astronautas experimentam a noite 16 vezes ao dia, em intervalos de 45 minutos, enquanto orbitam a Terra a cada 90 minutos e podem ter céus extremamente escuros quando estão no lado “escuro” do planeta.
Para que as estrelas apareçam em qualquer imagem, é apenas uma questão das configurações de exposição. Por exemplo, se você está fora da Terra em uma noite escura e pode ver milhares de estrelas, se você apenas leva uma câmera comum ou mesmo a câmera do telefone e tirar uma foto rápida, você terá uma escuridão.
Os astrofotógrafos terrestres precisam de fotos de longa exposição para capturar a Via Láctea. O mesmo é verdade com os astronautas da ISS: se eles realizam fotos de exposição longa, eles podem obter imagens deslumbrantes.