Beber café aumenta expectativa de vida, revela estudo

0

A ciência conseguiu associar o consumo de café a um menor risco de morte – em especial, no caso de pessoas acima de 45 anos. A conclusão foi obtida a partir de um estudo apresentado no ESC Congress, realizado pelo projeto Seguimiento Universidad de Navarra (SUN), da Espanha. Mais de 22,5 mil pessoas participaram da pesquisa.

Os participantes, com idade média de 37 anos no início do estudo, responderam a um questionário de frequência alimentar. A ideia era coletar informações sobre consumo de café, estilo de vida, condição de saúde prévia e características sociodemográficas. Depois, eles passaram a ser acompanhados por 10 anos, entre 1999 e 2009.

Durante o período do estudo, 337 participantes morreram. A partir do resultado final da pesquisa, foi descoberto que os voluntários que consumiam pelo menos quatro xícaras de café por dia tinham 64% menos chances de morrer, em comparação aos demais. As chances de falecer antes de chegar à velhice diminuíam mais 22% a cada duas xícaras ingeridas diariamente.

Curiosamente, o resultado foi obtido somente com participantes mais velhos, que estavam com pelo menos 45 anos de idade. No caso desses voluntários, o risco de morte se reduziu em 30% a cada duas xícaras de café ingeridas por dia. Entretanto, a mesma associação não foi feita em pessoas mais jovens.

Em entrevista publicada no site Science Daily, a dr.ª Adela Navarro, cardiologista no Hospital de Navarra, na Espanha, destacou a associação feita. “O resultado pode ter sido obtido graças a uma associação protetiva mais forte entre os participantes mais velhos”, disse.

A cientista destacou que o consumo de quatro xícaras de café por dia podem integrar uma dieta saudável. “Outros estudos já fizeram essa associação entre café e redução de mortalidade, mas isso não havia sido investigado em um país mediterrâneo”, afirmou.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com