Desde 2005, a terceira segunda-feira do ano é conhecida como Blue Monday (segunda-feira azul, em tradução livre) e é chamada de dia mais triste do ano – ao menos no Hemisfério Norte.
Criada por uma agência de viagens como forma de vender mais pacotes turísticos, a Blue Monday usa uma suposta equação que leva em conta fatores como clima (inverno no Hemisfério Norte), tempo decorrido desde o Natal, época em que as resoluções de ano novo começam a ser quebradas e outras variáveis subjetivas para determinar o suposto dia mais triste do ano.
Estudos apontam que um inverno rigoroso realmente pode causar tristeza nas pessoas por conta da falta de raios solares, o que diminui a produção de melatonina corporal e as deixa mais letárgicas, mas a comunidade científica rechaça a ideia de que relamente se possa determinar o dia mais deprimente.
Apesar de ter muita pseudociência envolvida na criação desta data, alguns usuários do Twitter aproveitaram a oportunidade para conscientizar as pessoas da depressão e como buscar ajuda caso esteja sofrendo de algum problema emocional. Já outras empresas decidiram usar a data para vender seus produtos.
Veja abaixo.
“Problemas de saúde mental podem afetar qualquer pessoa a qualquer hora, não somente na Blue Monday. Então se seu amigo lhe parece diferente, não fique parado”.
“Esqueça a Blue Monday, estou mandando muito amor para vocês hoje”.
“Coloque um pouco de Alegria na sua Blue Monday!”
“Lembro a vocês que Blue Monday é pseudociência e que dizer para pessoas com depressão que hoje é o pior dia do ano só atrapalha. No entanto, janeiro é um mês difiícil no hemisfério norte por conta dos dias curtos, mas já chegamos na metade dele”.