Chance de não haver vida extraterrestre é “razoavelmente alta”, diz estudo

3

Seria a Terra o único planeta habitado? Estamos definitivamente sozinhos no universo? Segundo um grupo de acadêmicos da Universidade de Oxford, no Reino Unido, a resposta é sim. Para eles, a probabilidade de não existir vida extraterrestre em nenhum lugar é relativamente alta.

Veja também:   Alienígenas podem existir em universos paralelos, diz novo estudo

Os pesquisadores Anders Sandberg, Eric Drexler e Tod Ord realizaram um estudo envolvendo várias áreas científicas para tentar explicar a razão de não termos encontrado vida extraterrestre e também o inverso: os motivos de uma possível civilização alienígena nunca ter nos encontrado.

Eles se basearam na famosa Equação de Drake, criada pelo astrônomo que a batiza nos anos 60 e que calcula a probabilidade de existência de inteligência extraterrestre em relação aos possíveis locais que abrigam vida no universo. O que eles fizeram foi basicamente trabalhar não com a probabilidade de existência, mas com a chance de não existir vida fora da Terra.

Os cálculos feitos pelos cientistas acabaram levando a um número, uma estimativa. “Há uma probabilidade de 39% a 85% de que os seres humanos estejam sozinhos no Universo”, escreveram os cientistas em seu artigo recém-publicado.

Segundo os autores do estudo, esses números mostram uma probabilidade razoavelmente alta de que o universo esteja realmente vazio, pronto para ser explorado e quem sabe até mesmo povoado por nós, seres humanos.

A verdade está lá fora?

Os cientistas afirmam, no entanto, que sua pesquisa não tem a intenção de desencorajar a busca por vida extraterrestre no universo. Eles explicam que os dados apenas ajudam a definir probabilidades e que podem até mesmo ajudar na procura por vida, principalmente vida inteligente.

O artigo conclui dizendo que a questão não está completamente respondida e que não devemos nos surpreender caso um dia seja encontrada a presença de vida inteligente em algum canto remoto do universo. Até lá, devemos continuar procurando.



Discussão3 Comentários

  1. Vicente Lassandro Neto

    Prezados

    A vida na Terra é regulada por 6 fatores fixos e 1 variável, fatores estes que, no sistema Solar, só a Terra tem e são eles.

    A – FATORES FIXOS

    1 – Distância do Sol à Terra.
    2 – Tamanho do Sol
    3 – Tamanho da Terra
    4 – Movimento de translação da Terra em relação ao Sol
    5 – Movimento de rotação da Terra ao redor do seu próprio eixo
    6 – Inclinação do eixo da Terra em relação à ecliptica

    B – FATOR VARIÁVEL

    1 – Variação da composição do ar atmosférico que é diferente, a cada dia que passa.

    Isto posto, vida semelhante à da Terra, no sistema Solar É IMPOSSÍVEL. Em outras galáxias é viavel desde que as condições sejam idênticas às existentes no sistema Solar

  2. Mentira… Isso é balela… Conversa pra boi dormir.
    Um universo tão extenso não haveria vida ?
    Que matéria boba é essa gente…

  3. Devem ter gasto US$ milhões, para, no final, chegar a uma conclusão ridícula: “Há uma probabilidade de 39% a 85% de que os seres humanos estejam sozinhos no Universo”

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com