Uma brincadeira entre os jovens está deixando pais e professores em alerta. Trata-se do choking game, em tradução jogo da asfixia, que é conhecido no também como jogo do desmaio no Brasil.
Ele é muitas vezes realizado no tom de desafio entre as crianças. A prática pode acontecer on-line com os amigos ou até mesmo dentro da sala de aula. O jogo é antigo, entretanto, com a disseminação das redes sociais está se tornando mais conhecido.
A brincadeira consiste em interromper intencionalmente durante alguns minutos a respiração a fim de ocasionar desmaios. Para isso, aperta-se profundamente o peito de quem vai passar pelo “desafio”, mas há crianças que fazem sozinhas apertando o seu próprio pescoço com um objeto, como um cinto ou lenço.
A apneia ocasiona a queda de pressão arterial, reduzindo o fluxo de entrada de oxigênio no cérebro e provocando à perda de consciência.
O jogo da morte
Os jovens não veem riscos no “jogo”. Porém, a brincadeira é uma roleta russa, muitos não terão danos, mas para alguns poderá ser fatal.
Caso ocorra uma parada cardiorrespiratória séria, acima de três minutos, e ou convulsões, o jogo pode acabar em morte. Além disso, pode ser ocasionada uma lesão cerebral irreversível, como paralisia motora e perda de certas habilidades neurológicas. A criança ou adolescente podem ainda desenvolver problemas de memória e atenção.
Há também o dano provocado pelos colegas ao pressionar a caixa torácica, podendo haver hematomas e até fratura das costelas. Ao desmaiarem, as crianças podem também bater a cabeça no chão ao caírem.
A motivação do choking game
Acredita-se que motivo de tal comportamento dos jovens seja a ousadia e a adrenalina do perigo, apesar de acreditarem que os riscos são baixos. As razões que levam os jovens a praticar o jogo do desmaio são rituais de passagem (para participar de um grupo), desafio, cumprimento de penas e pressão de amigos.
Outro motivo aparente para o Choking game é a obtenção das sensações provocadas. A diminuição de oxigênio provoca dormência dos membros, vertigens, tonturas e espasmos musculares. Na volta da oxigenação, experimenta-se uma leve sensação de euforia, semelhante à obtida com o uso de drogas ilícitas.
O problema é agravado uma vez que essa euforia gera dependência, pois os neurotransmissores liberados causam uma sensação de prazer. Levando os jovens a forçarem novamente os desmaios o que aumenta a chance de um dano grave.
Mortes ocasionadas pelo jogo
Diferentes países já registraram óbitos de crianças em decorrência do jogo dos desmaios. Nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, foram mortas 82 crianças e adolescentes (entre 6 e 19 anos) durante os anos de 1995 a 2007. Na França, são registradas cerca de dez mortes por ano ocasionado pelo jogo do lenço, como a brincadeira assustadora é conhecida no país.
No Brasil, essa semana, foi noticiada a morte de um jovem de 12 anos devido à prática do jogo. Gustavo Detter estava jogando League of Legends on-line com mais quatro amigos e quando alguém perdia era desafiado a realizar o jogo da asfixia.