Colírio feito com nanotecnologia promete substituir óculos de grau

0

Pesquisadores de Israel estão desenvolvendo um colírio que pode acabar com o incômodo de quem não gosta de usar óculos de grau. Desenvolvido com nanotecnologia, o colírio promete solucionar a miopia e a hipermetropia.

A pesquisa é feita por cientistas do centro médico Shaare Zedek e da Universidade de Bar-Ilan. Chamado de “nanodrops”, o produto, com ajuda de nanotecnologia, permite que uma espécie de lente personalizada se forme na superfície do olho.

A ideia dos pesquisadores é que o usuário, por meio de um app de celular, faça um escaneamento dos olhos. Dessa forma, é possível entender se o paciente possui miopia ou hipermetropia e o grau da correção necessária.

As partículas de nanotecnologia aplicariam a correção para cada paciente e assim substituiriam o uso de lentes multifocais, de contato ou óculos de grau. Seria como uma lente “estampada” na córnea, que corrigiria os problemas focais.

Os pesquisadores ainda não sabem a quantidade e a frequência com que o produto seria aplicado. Ainda não há também informações sobre efeitos colaterais ou reações prejudiciais em seres humanos. Testes já foram feitos em porcos e os resultados foram muito satisfatórios.

David Smadja é oftalmoligsta e trabalha no desenvolvimento das nanodrops. Ele é confiante na eficácia do colírio. “É um novo conceito na correção de problemas de refração”, afirma com otimismo.

Nanotecnologia e saúde

O estudo de tecnologias que funcionam em escala microscópica tem diversas aplicações, entre elas a biologia e a área médica. Outras pesquisas similares às nanodrops vêm sendo realizadas e não é difícil imaginar um futuro não tão distante onde essas tecnologias terão imenso impacto e serão muito presentes no cotidiano.

Veja também:   Cadáveres se mexem até um ano depois da morte; entenda os motivos

Já existem estudos na área que sugerem o uso de nanorobôs que seriam introduzidos via injeções no corpo humano e iriam buscar órgãos adoecidos para trabalhar em sua recuperação, agindo como uma espécie de sistema imunológico turbinado.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com