Como esse iceberg ficou perfeitamente retangular?

0

Jamais imaginamos que a natureza seria capaz de criar algo com um ângulo reto e que isso fica a cargo da engenharia, não é mesmo? Mas já pode deixar essa ideia de lado. Quer um motivo? Basta apenas olhar a foto acima, que mostra um iceberg perfeitamente retangular flutuando na Antártida.

Quando falamos de iceberg, logo associamos uma enorme pedra de gelo que é irregular e pontiaguda que está flutuando por aí e é um perigo enorme para embarcações. O exemplar da foto acima, que foi divulgada pela Nasa na última semana, parece ter sido criado por alienígenas ou alguma pessoa que queria fazer uma brincadeira. Mas saiba que é algo totalmente natural.

Existem duas classificações de iceberg com relação ao seu formato: os tabulares e os não-tabulares. O primeiro tipo se trata desse visto na imagem, que possui lados praticamente verticais e um topo plano e são formados pela quebra das extremidades de geleiras. Já o segundo tipo é o famoso iceberg de formato irregular e pontiagudo.

Kelly Brunt, cientista de Universidade de Maryland, nos EUA, utilizou uma analogia para explicar os icebergs tabulares: imagine uma unha que após crescer tanto, acaba se quebrando e resulta em uma linha geométrica quase perfeita.

Veja também:   Cientistas criam robô inspirado em vilão de O Exterminador do Futuro

Os icebergs tabulares podem ser enormes, pois conseguem alcançar centenas ou até mesmo milhares de quilômetros quadrados de extensão. O maior iceberg da história, o B-15, era tabular e media 11 mil km².

Já este exemplar retangular ainda não foi medido, mas acredita-se que ele não chega aos pés do B-15. Kelly Brunt disse que ele deve ter apenas 1,6 km² de extensão.

Esse iceberg se desprendeu da famosa Plataforma de Gelo Larsen da Antártida, a partir de seu segmento C, que está se desgastando rapidamente e contribuindo para o surgimento de outros icebergs no local por conta do aquecimento do planeta.

Os icebergs tabulares são conhecidos justamente por seus formatos geométricos, mas vale notar que na imagem, seu outro lado não foi revelado pela Nasa, o que significa que seu formato pode não ser um retângulo perfeito. Mas de qualquer forma, é uma imagem que chama a atenção, não é mesmo?



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com