Já teve a impressão de que o dia está mais curto, com tantas tarefas e afazeres? Pois saiba que está acontecendo exatamente o contrário e a culpa disso é da Lua. Mas é melhor não se empolgar com a ideia, já que os efeitos dessa mudança só vão ser percebidos em alguns milhões de anos.
Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, mostrou que os dias estão ficando mais longos a cada ano. O aumento é de apenas de um centésimo de milésimo de segundo, mas em alguns milhões de anos, isso vai começar a fazer diferença.
A grande culpada disso é a Lua, que está em um processo de distanciamento da Terra. Quanto mais longe o satélite estiver do planeta, mais longos serão os dias, já que o afastamento tem o efeito de desacelerar a rotação terrestre. Isso acontece porque os dois corpos celestes possuem influência magnética um pelo outro.
Um dos autores do estudo, o professor de geociências Stephen Meyers, da Universidade de Wisconsin-Madison, usou uma metáfora quase poética para explicar a relação entre a Terra e a Lua. “À medida que a Lua se afasta, a Terra é como uma patinadora, que desacelera de um giro quando estica os braços”, disse o cientista.
18 horas por dia, 7 dias por semana
Se no futuro a Lua estará mais distante e os dias mais longos, não é difícil imaginar que no passado, quando o satélite era mais próximo, os dias eram mais curtos. Há cerca de 1,4 bilhão de anos atrás, em uma época em que a vida no planeta se resumia a algumas células boiando no vasto oceano, os dias tinham apenas 18 horas.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores utilizam métodos que são chamados de astrocronologia, que combinam cálculos astronômicos e geológicos. Dessa forma, eles descobriram que ao longo da história a Terra sofreu alterações em seu eixo de rotação e também em sua órbita ao redor do Sol, o que também deve ter contribuído para a atual duração dos dias.