Existem algumas etapas que um fumante de cigarro precisa enfrentar até conseguir largar o vício de vez, mas especialistas garantem: é totalmente possível se livrar da dependência. Afinal, como parar de fumar?
- Que tal controlar sua TV com um único dispositivo supermoderno, controlado por voz, em alta qualidade de imagem e com auxílio da Alexa? E a melhor parte: experimente por 30 dias e DEVOLVA se não curtir o produto! Confira clicando aqui.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a maior causa de mortes evitáveis em todo o mundo. Por isso, criou em 1987 uma data para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco, que acontece em todo 31 de maio.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as mortes em decorrência do tabaco continuam acima de 420 pessoas por dia, mesmo com o número de fumantes reduzindo no Brasil.
Além disso, a última Pesquisa Nacional de Saúde em 2019 revelou que cerca de 12% da população – aproximadamente 22 milhões de indivíduos – continuam com o hábito.
Em entrevista ao R7, o psiquiatra e diretor do Instituto de Psiquiatria Paulista, Henrique Bottura, explicou que o primeiro passo é o reconhecimento da dependência e que a substancia causa sensação de prazer.
Como parar de fumar?
Para isso, Bottura esclarece que existem algumas fases para o livramento, mas que a recaída é possível:
- Pré-contemplativa: a pessoa não reconhece o problema e ignora os malefícios.
- Contemplativa: a pessoa reconhece a importância, mas não se sente pronto.
- Preparativa: quando o paciente se prepara para a chegada da hora em que irá parar.
- Fase da ação: quando se dispõe a tentar a largar o vício.
- Manutenção: a pessoa já se sente desapegada do ato de fumar.
Alguns tratamentos para o vício em cigarro consistem em doces e reposição de nicotina por meio de adesivos, sendo soluções comuns para enganar o cérebro. Outra maneira é por meio de antidepressivos, que inibem o prazer de fumar.
Também é importante entender o ambiente em que está inserido, se há fácil acesso ao comportamento do vício e se existem hábitos recorrentes que possam ativar a abstinência ao cigarro.
A melhor forma de conseguir eficiência no tratamento é com o auxilio de um médico especializado que seja capaz de auxiliar o paciente a seguir os cuidados corretos na interrupção do tabagismo.
- Que tal controlar sua TV com um único dispositivo supermoderno, controlado por voz, em alta qualidade de imagem e com auxílio da Alexa? E a melhor parte: experimente por 30 dias e DEVOLVA se não curtir o produto! Confira clicando aqui.