Elon Musk explica plano para conectar cérebros humanos a computadores

0

O cérebro de Elon Musk não para e sua mais nova ideia tem relação justamente com o órgão.

Ele deseja conectar cérebros humanos e computadores, criou uma nova empresa apenas para lidar com esse tipo de pesquisa e apresentou os primeiros resultados.

Os testes foram feitos com porcos, que receberam chips implantados no cérebro com o tamanho inferior a ponta de um dedo.

A nova empresa de Elon Musk se chama Neuralink e está conduzindo pesquisas para uma interface que permite que chips possam ser implantados no cérebro humano e ajudem a curar doenças como Alzheimer, Parkinson e outras.

Além disso, o chip permitiria que computadores, celulares e outros gadgets pudessem ser controlados com a mente.

O tal chip da Neuralink possui 8 milímetros de diâmetro, mas conta com mais de 3 mil eletrodos, conectados a fios que são mais finos do que o cabelo de uma pessoa.

Cada um desses chips, ou sondas, como também foram referidos, pode monitorar a atividade de cerca de mil neurônios. Ainda é pouco, comparado com os 86 bilhões que possuímos, em média.

Especialistas da área de neurociências se mostraram contentes com os resultados obtidos por Musk e a Neurolink, que tem trabalhado com uma equipe multidisciplinar para alcançar seus objetivos.

A única preocupação, que felizmente a empresa também parece ter, é em relação à segurança do equipamento. Testes em humanos estavam programados para esse ano, mas foram adiados.

Superpoderes

Elon Musk tem como objetivo final dessas pesquisas algo que ele chama de “cognição super-humana”, o que poderia ser equiparado a superpoderes, ainda segundo ele.

O empresário pensa em conseguir baixar baixar pensamentos e memórias do cérebro para um computador, que poderia reproduzi-las de forma similar a uma foto, vídeo ou arquivo comum.

Para ele, o ser humano tem como alternativa para o futuro a opção de se fundir com a inteligência artificial.

De acordo com ele, isso não só resolveria problemas cuja solução hoje é difícil ou impossível, como doenças incuráveis, como também evitaria a sempre presente possibilidade de que a inteligência artificial superasse os humanos e resolvesse nos dominar.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com