Conheça a gastronomia molecular, nova tendência na cozinha

0

O universo da gastronomia é vasto e se reinventa diariamente na busca por novos sabores e sensações, e uma dessas inovações é a cozinha molecular, uma recente área da culinária que alia ciência e alimentos para proporcionar uma experiência única envolvendo múltiplos sentidos em um único prato.

Para isso, além da minuciosa técnica gastronômica, os chefs que seguem essa nova vertente também precisam contar com a aderência de um público que não tem receio de experimentar comidas diferentes e inusitadas.

Com essa tendência, a cozinha virou um verdadeiro laboratório, com equipamentos e diversos experimentos. Além disso, as receitas tradicionais passaram a incluir fórmulas matemáticas e muita ciência.

Acompanhe a leitura e descubra como a gastronomia moderna pode ser surpreendente.

O que é a gastronomia molecular?

O pontapé inicial desta técnica ocorreu em 1980, motivado pelo cientista húngaro Nicholas Kurti e pelo químico francês Hervé This, que inicialmente observavam as reações químicas que envolviam as preparações dos pratos. Isso incluía o cozimento, resfriamento, a fritura, a calefação e outros processos.

Com os avanços na área e na tecnologia, posteriormente outros especialistas se aventuraram a experimentar novas maneiras de preparo utilizando produtos incomuns, tornando-se o que conhecemos hoje como “gastronomia molecular”.

Ela altera totalmente o estado do alimento e os procedimentos culinários, desde o congelamento até a cocção. Com isso, ela também reinventa texturas, formas, ingredientes e até a temperatura dos pratos.

Um dos grandes nomes e precursores desta técnica é o espanhol Ferran Adrià, chef do famoso restaurante El Bulli. Ele é reconhecido como um dos mais importantes chefs da culinária contemporânea, e busca desconstruir os padrões da cozinha tradicional por meio de pratos que promovem um mix de sensações.

gastronomia molecular - pratos
Foto: Canva

Como funciona a técnica?

Alguns dos principais produtos utilizados são o nitrogênio líquido, óxido nitroso, gelificantes como ágar-ágar, estabilizantes como a goma xantana e espessantes como o alginato de sódio.

O resultado dessas misturas, geralmente, são as espumas com nitrogênio em gás que emulsificam texturas líquidas, géis por meio do procedimento de controle de viscosidade, sorvetes e drinks com congelamento por nitrogênio, esferas de sabor e muitos outros exemplos.

Para desenvolver os pratos, além de dominar as técnicas de culinária molecular, é primordial contar com os materiais e com uma cozinha bem equipada.

No entanto, esse tipo de gastronomia possui um custo de preparação elevado, mas uma boa alternativa para adquirir os eletrodomésticos de forma acessível são as promoções e ofertas, como geladeira Black Friday, fogão, processadores, entre outros equipamentos necessários.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com