Você conhece a história do jeans, a peça mais versátil da moda?

0

Uma das peças mais versáteis para usar tanto no dia a dia quanto em momentos mais excepcionais é o jeans. Pode ser uma jaqueta ou até mesmo uma calça, combinando com as peças certas, o look com certeza dará certo.

O que nem todos sabem é que a história dessa vestimenta que está presente no guarda-roupa da maioria das pessoas é muito mais antiga do que se pode imaginar.

As calças jeans foram criadas para os trabalhadores ainda no final de 1800 e eram usadas na maioria das vezes apenas pelos homens. Como o jeans é um tecido mais resistente, tornou-se uma roupa de trabalho, passando a fazer parte do uniforme dos funcionários de fábricas.

Mas, ao longo dos anos, essas peças foram se ressignificando, até que em alguns grupos eram tidas como símbolo de rebeldia.

O que nem todo mundo sabe é que o material conhecido como ‘jean é de origem francesa, mas foi nos Estados Unidos, por volta de 1873, que o tecido passou a se difundir e ter mais sucesso.

A fama veio graças à criação das calças jeans pelos alfaiates Jacob Davis e Levi Strauss, que nomearam o primeiro modelo de 501®. Hoje existe até uma data para comemorar o Dia Mundial do Jeans, que é 20 de maio.

Por que as calças fizeram tanto sucesso?

Uma das queixas dos trabalhadores em relação às calças que já existiam era a falta de resistência das peças, com bolsos que rasgam facilmente durante as tarefas mais pesadas. E, além de o jeans ser um tecido mais grosso e resistente, o uso de rebites em cobre aplicado em partes estratégicas da costura das peças cativou os trabalhadores.

Com esse sucesso, os alfaiates, especialmente Levi Strauss, passaram a aprimorar ainda mais os modelos, com costuras reforçadas, e a cor da linha utilizada começou a ser laranja. E não foi só a costura que mudou, novos modelos também começaram a surgir, como, por exemplo, os fechamentos com zíper, já que até então se utilizava apenas botões.

O sucesso do jeans

Foi a partir da década de 1940 que as calças jeans começaram a ter ainda mais sucesso e se popularizar, entrando de vez na indústria da moda. Ícones como Elvis Presley, com o clássico estilo “rebelde” e a essência bad boy, ajudaram a disseminar o modelo para mais pessoas e formar uma nova cultura.

Entre 1960 e 1970, as calças jeans se tornaram um símbolo de resistência entre alguns grupos que estavam em destaque. O movimento hippie, por exemplo, foi um dos que adotou o jeans, e é lembrado porque lutava pelos direitos da classe trabalhadora da época. As ativistas feministas, que protestavam pela igualdade de gênero, também são outro exemplo.

Hoje existem peças jeans para todos os gostos, e as wide legs, inclusive, foram destaque nos últimos tempos e conquistaram muitas pessoas. Também existe calça jeans que emagrece ou até mesmo aquelas que realçam mais as curvas do corpo, todas elas com um espaço diferente na moda, que compõe looks de acordo com cada estilo.



calças jeans
Foto: Canva
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com