Suas águas são as mais salubres do mundo, impossibilitando a existência de qualquer tipo de vida. Características que deram ao lago localizado na fronteira entre Israel e Jordânia, o nome de Mar Morto.
A sua salinidade está em torno de 33%, enquanto outros mares apresentam uma concentração trinta vezes menor. O clima desértico contribui para a alta taxa de evaporação da água.
Suas margens apresentam uma incrível borda branca, formada pelo sal cristalizado. Suas águas exibem uma coloração azul claro. O seu entorno montanhoso cria a sensação de um grande oásis.
O Mar Morto possui uma profundidade superior à 400 metros abaixo do nível do mar, sendo o ponto mais baixo do planeta. E o Rio Jordão é a sua única fonte de capitação de água.
Impossível afundar
O grande nível de sal torna a água mais densa que o corpo, logo é impossível afundar no Mar Morto.
Mergulhos também não são aconselháveis, pois o sal provoca uma ardência extrema nos olhos. O melhor a se fazer mesmo é aproveitar que não afunda e ficar relaxado boiando.
Benefícios das águas do Mar Morto
O alto grau de salinidade não é favorável para a vida marinha, por outro lado é um ótimo remédio terapêutico. A alta concentração de potássio, magnésio, cálcio, enxofre e outros minerais (são 21 ao todo) possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas.
Por esses motivos há um grande número de visitantes interessados em se banhar nessas águas para realizarem tratamentos estéticos e médicos. Há quem busque também a cura de doenças dermatológicas e reumáticas.
Além dos sais, a lama negra também possui propriedades medicinais. Como é rica em enxofre, ela favorece a renovação celular. Então, é comum as pessoas se cobrirem de lama nas bordas do Mar Morto.
Com os dias contados
No passado, a mesma quantidade de água que evaporava, era a mesma recebida do Rio Jordão. Entretanto, nos últimos anos, devido à exploração do Jordão, há uma redução drástica no volume de água do Mar Morto.
Acredita-se que em menos de meio século o Mar Morto pode ser extinto. Problema que é intensificado com a exploração dos seus minerais para fins terapêuticos.
Referências bíblicas
Acredita-se que certas referências nos textos bíblicos, como mar Salgado, mar Oriental e mar de Arabá, sejam relacionadas ao Mar Morto.
Interpretações bíblicas sugerem que as margens deste lago abrigavam a mítica cidade de Sodoma, que segundo a bíblia foi destruída por Deus como forma de castigo aos seus pecadores.
Em 1947, em uma das cavernas aos arredores do Mar Morto, dentro de jarras, foram encontrados manuscritos bíblicos. Foram encontrados mais de 800 pergaminhos com transcrições de toda a Bíblia Hebraica. Estes são conhecidos como Manuscritos do Mar Morto e são a mais antiga versão da bíblia.