Conheça os 10 insetos mais assustadores do mundo

0

Muitos dos insetos existentes pelo planeta costumam ser inofensivos e não nos causam mal algum. Só que algumas espécies são realmente assustadoras e amedrontadoras por conta dos perigos que podem nos causar. Alguns possuem mordidas extremamente dolorosas, enquantos que outros possuem venenos que são bem perigosos para qualquer ser vivo.

Confira abaixo os 10 insetos mais assustadores do mundo:

10) Taturana Oblíqua

insetos-assustadores 1

Essa lagarta de aparência assustadora reside aqui na América do Sul e chegou a causar algumas mortes. Ela possui algumas cerdas que liberaram uma toxina potente. Ela já chegou a receber o apelido de “lagarta assassina”. Ela é a fase de larva de uma espécie de mariposa gigante.

O veneno desses insetos pode causar ferimentos semelhantes à gangrena e sangramentos no cérebro e até resultar em morte. A toxina possui agentes anticoagulantes que não permitem o estacamento de um sangramento. Já foram registradas perto de 500 mortes causadas pela Taturana Oblíqua.

9) Formiga-cabo-verde

insetos-assustadores 2

O inseto que possui a mordida mais dolorosa de todas é a Formiga-cabo-verde. Ela também é a maior de sua espécie no mundo. Uma operária possui cerca de 2,5 cm de comprimento e se assemelha a uma vespa sem asas. Já a rainha é apenas um pouco maior. Essas formigas costumam ser encontradas no América Central e do Sul.

Em inglês, ela se chama Bullet Ant (Formiga Bala) e tem esse nome justamente por conta de sua mordida extremamente dolorosa, pois a dor costuma se proliferar por até 24 horas. De acordo com a escala de dor criada pelo entomologista Justin Schmidt, a picada da Formiga-cabo-verde possui nível 4, o maior de todos.

8) Centopeia-gigante-amazônica

insetos-assustadores 3

Com um comprimento de até 35 cm, a Centopeia-gigante-amazônica é considerada a maior centopeia do mundo. Ela é encontrada na América do Sul e no Caribe. Ela possui entre 21 e 23 seções devidamente dividas, cada uma contendo um par de pernas.

A Centopeia-gigante-amazônica costuma ser agressiva e bastante nervosa e se prende aos seus inimigos com suas várias pernas. O veneno é potente e fatal para pequenos animais, mas não costuma ser letal em humanos. Ainda assim, causa uma dor enorme, inchaço, febre, calafrios e fraqueza. E pode matar pessoas alérgicas a certas toxinas.

7) Mosca Tsé-Tsé

insetos-assustadores 4

Da mesma forma que pernilongos, a Mosca Tsé-Tsé costuma sugar o nosso sangue. Só que esse inseto faz isso de uma forma muito mais desagradável: sua boca possui pequenas serras que rasgam nossa pele. Ela também costuma transmitir doenças, como a doença do sono, também conhecida como tripanossomíase africana, que pode ser fatal se a pessoa não procurar tratamento.

Existe várias espécies da Mosca Tsé-Tsé e elas vivem apenas no continente africano. Elas medem entre 6 e 16 mm e possuem coloração amarelada ou acastanhada.

Normalmente, quem se alimenta de nosso sangue são as moscas macho, já que as fêmeas preferem procurar animais maiores.

6) Mosca-berneira

insetos-assustadores 5

A Mosca-berneira costuma parecer uma abelha, mas possui mais cabelo e menos cerdas. Elas costumam atacar apenas gado, cervos e nós, seres humanos. A fêmea costuma deixar seu ovos nesses hospedeiros, que depois penetram na pele para crescer.

Em nós, as larvas da Mosca-berneira costumam causar uma lesão dolorida, que fica bastante dura. Muitas pessoas já relataram que durante o banho, é possível sentir as larvas se movendo.

Elas podem ser removidas em uma simples cirurgia que requer apenas anestesia local. Elas também podem ser tiradas ao fazer pressão, mas apenas em certos casos. A ferida leva duas semanas para cicatrizar.

5) Abelha africanizada

insetos-assustadores 6

A abelha africanizada parece muito com a abelha europeia, tanto que é preciso realizar medições para diferenciá-las. O veneno da abelha africanizada não costuma ser mais potente que o da versão europeia, só que elas ficaram famosas por seu comportamento agressivo e costumam atacar em grandes números, se tornando uma ameaça para humanos.

Esses insetos vivem em colônias pequenas e conseguem montar seus ninhos nos mais diversos locais. E caso se sintam provocadas, podem perseguir um ser humano por uma distância de até 400 metros.

Se as abelhas africanizadas começarem a te perseguir, corra em zigue zague e procure abrigo o quanto antes. E nunca pule na água para escapar delas, pois elas são tão implacáveis que irão te esperar sair da água para atacar novamente.

4) Formiga Dorylus

insetos-assustadores 7

Colônias da Formiga Dorylus podem ter até 22 milhões de indivíduos e costumam se mover de um lugar para outro a cada dia. Elas dizimam qualquer outro inseto que aparecer em seu caminho, o que explica por que elas movem sem parar e não morrem de fome. Elas costumam viver na África e em florestas.

Elas atacam qualquer coisa que estiver em seu caminho, incluindo seres humanos. Elas gostam de utilizar suas poderosas mandíbulas para atacar seus alvos e até chegam a subir em árvores para ter uma boa visão de seus inimigos.

As mandíbulas desses insetos são tão poderosas que eles preferem utilizá-las para rasgar seus inimigos ao invés de fazer uso de seu veneno. Uma única Formiga Dorylus é inofensiva, mas como viajam em grandes quantidades, se tornam ameaçadoras.

3) Vespa Gigante Asiática

insetos-assustadores 8

A Vespa Gigante Asiática é a maior espécie de vespa que existe no mundo. Elas vivem no leste asiático, mas são mais comuns nas montanhas do Japão. E são conhecidas por serem bem agressivas.

Elas chegam a pegar larvas de abelhas para alimentarem seus filhotes e destroem diversas colmeias durante o processo. E usam suas poderosas mandíbulas para atacarem suas presas. Um simples vespa pode matar até 40 abelhas em um único minuto.

O veneno da Vespa Gigante Asiática é tão poderoso que é capaz de dissolver tecidos humanos. No ano de 2013, elas foram responsáveis por mais de 40 mortes e deixaram 1,6 mil pessoas feridas após uma série de ataques.

2) Lagarta da Mariposa Flanela

insetos-assustadores 9

A Lagarta da Mariposa Flanela possui um visual único, que se parece com um topete. Ela parece divertida e até dá vontade de tocá-la, mas nem pense em fazer isso. Ela é conhecida como a lagarta mais venenosa dos Estados Unidos e causa uma dor imensa.

As cerdas da lagarta também causam queimaduras, alergias, inchaço, naúseas, dores abdominais, dores de cabeça e choque. Caso encoste em uma delas, lave a área com água e sabão, aplique gelo e coloque uma fita na área e a puxe para tirar qualquer cerda que estiver presa na pele.

Elas costumam viver espalhadas pelos Estados Unidos, mas são encontradas, principalmente, no estado da Flórida.

1) Formiga Pogonomyrmex maricopa

insetos-assustadores 10

Eis o inseto com o veneno mais poderoso do mundo. A formiga maricopa utiliza suas enormes mandíbulas para injetar o máximo possível de veneno em suas presas antes de se soltar delas.

Para se ter uma ideia disso, o seu veneno é 12 vezes mais forte que o de uma abelha comum. Bastam apenas 12 picadas para matar um rato e 350 para matar um ser humano. Parecem muitas ferroadas, mas podem se alastrar rapidamente no caso de um ataque feito por uma colônia.

Quando uma única Formiga Maricopa pica sua vítima, ela libera um feromônio que chama as demais da colônia a atacarem a presa. E a própria mordida também é bastante dolorosa: nível 3 de 4 na escala de Justin Schimdt. A dor leva de quatro a oito horas para passar.

Esses insetos costumam viver em áreas desérticas e são muito comuns no estado do Arizona, nos EUA.

Fonte: Listverse
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com