Corpus Christi: o que significa e o que se comemora no feriado

0

Outro feriado se aproxima, mas ao contrário de datas como o Natal e a Páscoa, nem todo mundo sabe explicar do que se trata o dia de Corpus Christi. A data tem importância no calendário da Igreja Católica e é móvel, embora sempre caia em uma quinta-feira. A possibilidade de “enforcar” a sexta-feira, torna esse um dos feriados mais “queridos” do Brasil.

Corpus Christi, do latim, Corpo de Cristo. O nome atribuído ao feriado explica o motivo de sua existência: para a Igreja Católica, esse é o dia em que Jesus Cristo instituiu o rito da eucaristia, um dos principais sacramentos dessa vertente do cristianismo. É na eucaristia que acontece a consagração do pão e do vinho, que simbolicamente passam a representar o corpo e o sangue do próprio Jesus Cristo.

A data ocorre sempre 60 dias após a celebração da Páscoa e foi instituída pelo Papa Urbano IV, que a promulgou no dia 8 de setembro de 1264, através da bula papal intitulada Transiturus. São Tomás de Aquino, figura religiosa importante da época, foi encarregado pelo Papa de redigir o texto oficial da celebração recém-instaurada.

O Corpus Christi, no entanto, só se tornaria mais tradicional depois de algumas décadas. Até hoje a data é celebrada com missas, procissões e no Brasil, é lembrada pelos enormes tapetes feitos de serragem que formam desenhos e retratam imagens do cristianismo nas ruas de algumas cidades.

Origens anteriores

Assim como a maioria das datas importantes do calendário católico, o dia de Corpus Christi coincide ou se aproxima de uma data importante do antigo calendário pagão do hemisfério norte. No caso, trata-se da chegada do verão por lá, quando era feita uma festa conhecida como Litha, ou Solstício de Verão.

Veja também:   Aquecimento global com esse frio? Sim! Saiba por que é possível

No hemisfério norte, a chegada do verão era festejada por causa da duração maior do dia em relação à noite. No clima frio da Europa, a presença de mais luz solar é muito importante em questões agrícolas e pode afetar até mesmo a saúde das pessoas. Em tempos antigos, isso era ainda mais evidente e levado em conta pelos sábios da época.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com