Nem antes, nem depois: qual seria o ano se não houvesse Jesus Cristo?

1

Não resta dúvida de que estamos no ano de 2020, contado a partir do nascimento de Jesus Cristo. Mas e se ele não tivesse existido, em que ano estaríamos?

Existem muitas formas de se contar o tempo e não há um padrão que venha sendo usado desde o início da história. Mas existem vários calendários que não levam em conta o nascimento dele e contam o tempo de outra forma.

Existem diversas formas de se contar as voltas que a Terra dá ao redor do Sol, sendo que muitas delas são ainda mais antigas do que o calendário gregoriano, que usamos hoje, e que se baseia no suposto nascimento de Jesus Cristo.

Os gregos, por exemplo, definiram o ano 1 como sendo o ano da realização dos primeiros Jogos Olímpicos de que se tem notícia, o que para nós foi em 776 a.C. Logo, pelos padrões da Grécia Antiga, estaríamos em 2796.

Os romanos fizeram algo parecido com a solução dos gregos, o que era normal na época em que República ainda não era tão influente.

No entanto, o acontecimento usado para marcar o ano 1 romano foi a fundação da cidade de Roma, pelos gêmeos Rômulo e Remo, em 753 a.C. Portanto, no calendário romano, o ano atual é 2773.

Já os muçulmanos contam o tempo a partir da Hijra, a peregrinação do profeta Muhammad de Meca até Medina, que ocorreu no ano 622 do nosso calendário. Dessa forma, para alguns países, o ano atual é 1398.

E quando Jesus Cristo nasceu?

O problema com o sistema de datas mais usado no ocidente, que nos coloca em 2020, é a falta de precisão a respeito da data de nascimento de Jesus Cristo.

Ele teria nascido no ano 1, de acordo com o monge Dionísio Exiguus, o primeiro a sugerir a forma atual. Mas quando exatamente foi esse ano 1?

O evangelho de Mateus, na Bíblia, conta que o nazareno teria nascido no tempo do rei Herodes, o Grande. Acontece que Herodes morreu em 4 a.C., o que torna a conta errada.

Outros livros da época colocam a data de nascimento de Jesus entre 7 a.C. e 7 d.C., complicando ainda mais a exatidão do nosso calendário. A essa altura, isso já é detalhe, é claro, mas mostra como os sistemas de contagem de datas podem ser arbitrários.



Discussão1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com