Crime perfeito? Kit especial pode alterar DNA de bandidos

0

É um pouco difícil precisar o que nós podemos considerar um crime perfeito. Mas bandidos por aí podem fazer uso de um artifício que pode contribuir bastante para que cometam novos atos ilícitos: um kit que é capaz de modificar o DNA de pessoas.

Sim, um material desse tipo realmente existe e possui o estranho nome de Kit de Crispr. Eles foram desenvolvidos com o intuito de prevenir doenças hereditárias, como distrofia muscular e fibrose cística, e conseguem fazer isso ao mudar o código genético de uma pessoa. Esses kits podem ser comprados online, por um preço que fica na casa dos mil reais.

Mas George Church, da prestigiada Universidade de Harvard e que foi um dos pioneiros do Kit de Crispr, já lançou um alerta: ele tem medo de que criminosos o utilizem justamente para eliminar evidências e evitar qualquer tipo de detecção por parte da polícia.

“Nós podemos fazer isso (alterar o código genético) com facilidade. Muito por conta do sangue, e mesmo se você receber um transplante de células tronco, já terá uma nova identidade”, revelou o pesquisador.

“Crispr, na realidade, poderia ser muito mais fácil que um transplante de células tronco por que o transplante precisaria ser feito de forma estéril e você precisaria se irradiar com elas para se livrar das mais antigas”, complementou Church.

Mas, no fundo, essa inovadora invenção ainda é cercada por um pouco de cetiscismo. Alexander Gray, da Universidade de Dundee, na Escócia, disse que testes feitos em fígados de ratos realmente apresentaram uma mudança de DNA, mas acredita que esse efeito é muito mais difícil em seres humanos.

Veja também:   Pessoas que falam palavrão são mais inteligentes e confiáveis, diz estudo

“Se você está em uma base de dados forense e consegue mudar seu DNA, você pode evitar ser pego, mas eu acho que isso pode ser muito difícil de se alcançar. Você pode manipular o genoma, mas fazer isso em uma escala que tenha um efeito forense seria complicado”, disse.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com